Amanheci sem vontade de ficar em casa. O dia estava lindo e convidativo a ficar fora o dia inteiro. Foi o que fiz e acabei tendo uma overdose de exposições, percorrendo quatro importantes espaços culturais da cidade, pela ordem: Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB (SCES, Trecho 2, Conjunto 22), onde almocei, Museu Nacional (Complexo Cultural da República, Esplanada dos Ministérios), Caixa Cultural (SBS, Quadra 4, lote 3/4) e ECCO - Espaço Cultural Contemporâneo (SCN Quadra 03, Bloco C, loja 05). A seguir, cada exposição visitada e um breve comentário sobre elas:





Exposição 04: Casulos - Darlan Rosa - Centro Cultural Banco do Brasil - jardim - exposição permanente que permite uma interação, especialmente para crianças. Releitura de equipamentos públicos de parques municipais destinados a brincadeiras de crianças.

Exposição 05: Expressões Gráficas - México Contemporâneo - Museu Nacional - presente da Embaixada do México para o público brasileiro, traz acervo importante de gravuras do Museu da Estampa daquele país. Destaque para uma gravura de Orozco, famoso muralista mexicano.


Exposição 07: A Humanidade em Guerra - Museu Nacional - montada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, mostra a crueldade da guerra em fotos antigas e históricas e fotos de conflitos recentes e suas consequências na comunidade local.


Exposição 09: Coletivo Potiguar - Fotografia Contemporânea - Imagens da Esquina do Brasil - Caixa Cultural - nove fotógrafos que se relacionam com o Rio Grande do Norte expondo fotos recentes. Gostei das fotos de Max Pereira, pura poesia visual e Hugo Macedo, com a série O Glamour das Kengas.


Exposição 10: A Linha e O Tempo - Um diálogo com o Acervo Caixa e o convidado Chico Amaral - sempre é bom rever obras de Amílcar de Castro, Wilson Alves, Tomie Otake, ente outros. Aqui, o curador Graça Ramos uniu obras que tinham como característica a utilização da linha, do traço. As obras expostas me deram a sensação de movimento.




Espaços culturais visitados neste domingo: ECCO, Caixa Cultural, Museu Nacional e CCBB.
UF! Haja fôlego!
ResponderExcluirBeijos
Kitty
Noel,
ResponderExcluirDeu mais vontade de ver a Amor e Solidariedade, e da Dulcina.
Belos passeios.
Bj
Kitty,
ResponderExcluirFoi um dia de cultura. Ainda teve teatro e cinema em posts que farei nesta segunda-feira.
Pek,
ResponderExcluirO dia foi maravilhoso. Todas valem a pena. Creio que você gostaria muito da mostra sobre Dulcina de Moraes. Há uma referência ao único filme que ela fez, mas não me recordo o nome agora.
Noel,
ResponderExcluirO nome é Vinte e Quatro Horas de Sonho.
Tem um perfil dela lá no Mulheres
http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/dulcinademoraes.htm
Bj
Obrigado pela informação Pek. como sempre, sabe tudo do cinema nacional e das mulheres do cinema brasileiro.
ResponderExcluir