Baldaquino no altar mor da Cathédrale Marie-Reine-du-Monde
7:00 horas da manhã. Eu e Ric já estávamos no restaurante do térreo do hotel para nosso café da manhã. O buffet é tão farto quanto o de Québec. A recepcionista que nos atendeu era de uma simpatia ao extremo enquanto o garçon que servia nossa mesa estava com um mau humor visível. A refeição matinal foi muito cedo porque às 9 horas teve início um city tour de duas horas e meia, privativo para os dez amigos. Microônibus na porta no horário e um senhor como guia. A escolha do idioma foi o inglês. Ele falou pausadamente e num tom monocórdio. Fez um breve relato sobre a cidade, sua população (3,5 milhões de habitantes), economia, universidades e esportes. Percorremos boa parte da ilha, apenas com uma parada, em um mirante do Parc Mont-Real, com vistas para o lado leste da cidade, o lado francês. Quando chegamos na parte antiga da cidade, o tom monocórdio do guia já tinha praticamente embalado todos a bordo. Todos reclamavam do sono e ficamos contando os minutos para acabar a excursão, concluída quinze minutos antes do previsto. Demos CAD 50 de gorjeta ao guia e decidimos visitar a Catedrale Marie-Reine-du-Monde, bem ao lado do nosso hotel. O interior da igreja não é suntuoso, mas o baldaquino é muito bonito, todo em cobre e ouro encimando o altar mor. Ao sair do templo religioso, tempo firme, hora de fotos e uma caminhada pelas ruas próximas ao hotel. Direção escolhida foi a Rue Sainte-Catherine W. Entramos na Apple Store, na Olgivy (uma loja de departamentos sofisticada, com várias grifes internacionais), na Foot Locker (loja de artigos esportivos) e seguimos na direção leste. Já na Rue Maisonneuve, entramos pela primeira vez nos subterrâneos da cidade. Pegamos o metrô (CAD 2,75 o bilhete só de ida) na estação McGill e descemos na terceira estação, Berri-UQAM, na direção Honoré-Beugrand. A região é conhecida como Quartier Latin e é dominada pela Universidade de Montreal, cheia de estudantes pelas ruas.
A fome falou alto e paramos no restaurante Les 3 Brasseurs (1658, Saint-Denis), uma microcervejaria com mais três endereços na cidade. A decoração é rústica, com os toneis de fermentação da cerveja à mostra no segundo piso, onde nos colocaram para almoçar. Os pratos são bem servidos e chegam rápido à mesa. O prato por mim escolhido foi um combo de costelinha de porco e 1/4 de frango assados, como um churrasco. O frango tinha gosto de pena, mas a costelinha estava macia e com um bom molho. As fritas estavam crocantes, mas de sabor mediano. O café expresso ao final estava muito ruim. O pior de tudo foi a coca diet que pedi. Nunca bebi nada parecido. Puro gosto de água. Coloquei um X no restaurante. A conta ficou CAD 32 por pessoa. A turma se divide, afinal tínhamos uma festa para o aniversariante do dia. Alguns seguiram para comprar apetrechos para a festinha surpresa e eu segui com o aniversariante, caminhando de volta ao hotel. Já dentro do quarto, escuto Ric falando em português no corredor e alguém chorando. Saio e ele pede para eu ajudar uma senhora que passava mal no corredor. Em inglês, ela pedia ajuda, se dizia perdida e tinha a chave do seu quarto nas mãos. Pedi que ela introduzisse o cartão no local adequado, mas ela não conseguia. Pediu que eu abrisse a porta. Cabreiro, peguei a chave, coloquei no local e a luz verde se acendeu. Pedi para que ela abrisse a porta. Ela o faz e pede ajuda. Digo que vou procurar alguém do hotel para ajudá-la, mas ela diz que não precisa. Pede para eu entrar. Digo que não, que a ajudaria ligando para a recepção e pedindo algum funcionário do hotel para ir até seu quarto. Ela fecha a porta dizendo para não pedir ajuda. Volto para meu quarto. A senhora estava visivelmente abalada e cheirava a álcool.



Se estivesse junto, faria show também.
ResponderExcluirTalvez dublando Lady Zu!
Como você saõ dez, poderiam ter feito As Frenéticas e as Harmony Cats ou as Melindrosas.
Estou adorando os relatos.
Bjs
Pek,
ResponderExcluirA viagem está ótima. As performances diárias é um caso à parte. Adorei a possibilidade de você dublar a Lady Zu.
Bjs.