Niagara Falls
Domingo de céu limpo e sol. Frio. Logo após o café da manhã, nos encontramos no saguão do hotel para mais um passeio. Dia inteiro. Tony D. já nos aguardava um pouco antes da 9 horas. Partimos para Niagara Falls. No caminho, o motorista/guia ia explicando mais um pouco da história de Ontário, a província na qual fica Toronto e Niagara Falls. A primeira parada foi na pequena e agradável cidade de Niagara-On-The-Lake, onde ficam as principais vinícolas do Canadá, especialmente aquelas que fabricam o ice wine (vinho de sobremesa feito com as uvas colhidas no inverno quando estão congeladas). O Canadá é o único país do mundo que produz ice wine tinto. Na entrada da cidade, vimos as vinícolas, incluindo a maior de todas, a Peller Estates. Ficamos por cinquenta minutos caminhando pela cidade e aproveitei para comprar um ice wine tinto (CAD 90). De volta para o ônibus e de volta para a estrada.




Reservamos um restaurante indicado pelo hotel, Bizantium (499, Church Street). Restaurante enorme, com poucas mesas ocupadas (os canadenses jantam muito cedo) e decoração mais intimista. Sentamo-nos em uma mesa redonda de cinco lugares. Cardápio exótico, com carne de avestruz e de canguru. Pedi um prato com avestruz e molho em redução de pimenta rosa. Delicioso. Experimentei a carne de canguru, pois um dos amigos fez esta escolha. Gostei. Macia, de sabor semelhante ao de cordeiro, sem o gosto característico desta carne. Para beber, experimentamos um vinho tinto canadense da casta Gamay. Gostei. Vinho para se beber jovem. Pedimos sobremesa e para acompanhar, ice wine. Ótima pedida. Minha sobremesa à base de banana harmonizou perfeitamente com o vinho doce. Quando ainda terminávamos o prato principal, nossos amigos que estavam na sauna apareceram, deram um alô e voltaram para o hotel. Após o delicioso jantar no qual pagamos CAD 370, voltamos para o hotel e encontramos os demais integrantes do grupo terminando de lanchar no restaurante Azure. Batemos um papo e cada um foi para seu quarto dormir. Sem necessidade de acordar cedo, pois a segunda-feira é dia livre para todos.
Noel,
ResponderExcluirQuando jovem, adorava ouvir uma música com a Barbra Streisand sobre Niagara.
Aliás, o que é vinho "para se beber jovem"?
Bjs
Pek,
ResponderExcluirVinho jovem é aquele que não pode ficar estocado. No máximo dois ou três anos após a data da safra indicada no rótulo.
Bjs.
Ficamos na vontade com o icewine, já que no freeshop canadense o preço estava salgado tb. Bem, podemos deixar para degustá-lo em outro país produtor, como Alemanha ou Áustria, quem sabe!?
ResponderExcluirLaertinho,
ResponderExcluirUma pena não terem comprado o ice wine. Na Alemanha produzem excelentes vinhos deste tipo.
Abç