Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

GASTRONOMIA EM PARATI (RJ) - MARGARIDA CAFÉ




Endereço: Praça do Chafariz, s/n, Parati, RJ.

Especialidade: cozinha internacional e pizza.
Ambiente: funciona em um amplo casarão na Praça do Chafariz, no início do centro histórico de Paraty, para quem chega de carro à cidade. Os salões tem piso hidráulico, onde o preto e o branco se destacam. A decoração privilegia objetos do artesanato brasileiro, além de material de demolição, e algumas planta nativas, dando um ar antigo ao local, já que o restaurante está em um sítio histórico. Colunas de pedra e janelas de madeira vermelhas "aquecem" o ambiente. Há um jardim de inverno nos fundos, recomendável apenas para dias sem sol e para as noites, uma vez que o teto é de vidro e o calor que faz na cidade é intenso. Amplas janelas deixam a brisa entrar e permitem aos frequentadores ver o movimento dos turistas nas ruas adjacentes. Há um bar no canto direito de quem entra, local também onde fica a ampla adega climatizada. À esquerda da entrada, ao centro da parede, um pequeno deque abriga um banquinho e um violão para a música ao vivo. Um relógio antigo dá as boas vindas aos que chegam.






Serviço: Devagar. Tem que ter paciência. Estava cheio quando chegamos. Ninguém nos recepcionou, embora haja um pequeno ambiente na entrada com sofás para espera. Entramos, paramos um garçom que passava e pedimos uma mesa para quatro. Ele disse que estava cheio, mas vimos uma mesa ao lado da entrada da adega, vazia. Sentamos, pois não havia indicação de que a mesa estava reservada. Demorou para alguém nos ver sentados, sem cardápio, querendo pedir bebidas e comida. Um garçom mal humorado nos atendeu. Meu pedido, a sugestão do dia, veio errado, pois, depois de uma longa espera (uma pessoa que nos pareceu o proprietário pediu desculpas, alegando que a casa estava cheia), apenas serviram o prato principal, esquecendo da salada de entrada. O erro foi percebido, novo pedido de desculpas, e trouxeram a salada, mas ficou sem lugar na mesa para colocar todos os pratos pedidos. Achava que o serviço na cidade seria melhor, já que ela recebe muitos turistas brasileiros e estrangeiros.

Quando fui:  almoço do dia 29 de dezembro de 2011, quinta-feira. Eu estava com Ric, Rô e Emi.

O que bebi: como ia voltar dirigindo, pois estávamos hospedados em Angra dos Reis, pedi apenas uma água sem gás.

O que comi: acatei a sugestão do dia, uma salada da terra (cenoura, beterraba e folhas verdes, tudo cru e sem tempero) e como prato principal, lombo de dourado grelhado ao molho de maracujá, acompanhado de risoto italiano de abobrinha. O erro da salada foi apenas ter sido servida depois do peixe já ter chegado à mesa, pois como os vegetais eram crus, sem nenhum tipo de molho, o gosto já era por demais conhecido. Já o peixe estava bem grelhado, com o molho de maracujá bem suave, não deixando o ácido da fruta se sobressair. Nunca erro quando escolho peixe em cidades litorâneas. O arroz do risoto estava cozido um pouco além do ponto ideal, mas não prejudicou o sabor. O recheio de abobrinha deu um toque leve e colorido ao prato. Nada de sobremesa, nem de café.


salada da terra


lombo de dourado grelhado ao molho de maracujá, acompanhado de risoto italiano de abobrinha

Quanto paguei: R$ 314,00, valor total da conta para quatro pessoas, incluindo uma garrafa do vinho tinto francês Partager (muito criticado por quem o bebeu!).



Minha avaliação: +++. Vale pelo ambiente e pelo bochicho. Os pratos com peixe são bons. Dizem que o movimento à noite é intenso, por causa das pizzas.

Gastronomia Parati (RJ)

Um comentário:

  1. O prato demorou, foi servido frio e achamos os preços muito além da qualidade que deveria ser oferecida.
    Não vale a pena.O outro bar que parece que é do mesmo dono é muito melhor com pratos e preços justos.

    ResponderExcluir