Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

OLGA

 

Olga (Olga), 2021, 85' - filme indicado pela Suíça para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Dirigido por Elie Grappe e protagonizado por Anastasia Budiashkina (Olga).
Olga é uma ginasta ucraniana, atleta de ponta, que treina com a equipe para o campeonato europeu. Sua mãe é uma jornalista que publica artigos na internet contra o governo local. Em uma noite, uma perseguição de carro, uma tentativa de assassinato de mãe e filha, Olga, que tem pai suíço ausente, se muda para a Suíça, integra a equipe local, se nacionaliza suíça, e disputa, impecavelmente, o campeonato europeu.
A câmera da diretora sempre persegue Olga, seja em casa, seja nos treinos, seja nas ruas.
Ela é determinada, colocando seu objetivo de ser campeã europeia sempre à frente de suas questões pessoais, inclusive com a mãe distante, sofrendo mais um atentado, e sendo hospitalizada.
A trama trata de temas importantes: adaptação de imigrantes em países com língua e cultura distintos, liberdade de pensamentos, a pressão nas atletas de rendimento para entregar performances espetaculares, a disputa entre as atletas para ser a estrela dentro da equipe esportiva.
Algumas cenas surpreendem: o protesto da principal atleta ucraniana, Sasha, melhor amiga de Olga, durante a competição europeia; e o retorno de Olga a Kiev e seu engajamento na formação de novos atletas.
Gostei muito. Nota 7. Este filme integra a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Vi on-line na Mostra Play (R$ 12,00).

Nenhum comentário:

Postar um comentário