quinta-feira, 27 de julho de 2017

DUBROVNIK - CROÁCIA - SEGUNDO DIA

02/05/2017: nosso segundo dia em Dubrovnik. Mais um dia com céu lindo, mas o frio seguia presente. Acordamos bem tarde, sem pressão de compromissos agendados. Sabíamos apenas que seria mais um dia de muita caminhada nas ruas medievais da cidade. Fomos tomar café da manhã, incluído na nossa diária, pelo lado de fora, em caminho aprazível ladeando o Mar Adriático. Alguns corajosos turistas, muito brancos, tomavam banho de sol em espreguiçadeiras colocadas nos espaços mínimos de areia da pequena praia em frente ao hotel. Aproveitamos para descer até a água para sentir sua temperatura. Coloquei a mão: geladíssima. Ninguém se aventurava a entrar naquele mar, que estava lindo, diga-se de passagem. Além de frio, há muitas pedras. Não era o melhor lugar para nadar. Voltamos para nosso caminho, chegando ao restaurante La Castille, onde era servido o café da manhã do hotel. Ficamos em uma mesa ao ar livre, de frente para o mar. O buffet era bem variado e farto. Ficamos por mais de uma hora ali, sem pressa nenhuma. Saímos do hotel já no final da manhã. Tomamos o ônibus Linha 6 em direção ao Portão Pile, onde fica o portão principal da cidade medieval. Novamente compramos o bilhete diretamente com o motorista (Kn 15 cada um). Fomos sentados, observando a paisagem pelo caminho, que durou cerca de vinte minutos. Ao descer, fomos abordados por uma mulher que vendia um tour a pé temático, o Tour Game of Thrones. Somos fãs da série. O tour sairia às 12:15 horas, exatamente de onde descemos do ônibus. Pagamos Kn 150 cada um. Faltava meia hora para seu início. Resolvemos dar uma volta por ali, tirando fotos. Quando retornamos, a mulher nos disse que o número mínimo não fora atingido para o tour começar. Era necessário um grupo com, pelo menos, quatro pessoas para sair o tour. Ela só tinha vendido os nossos dois bilhetes. Ela nos disse que tinha três opções: fazer o tour no dia seguinte, no mesmo horário, sem garantia de que iria sair; fazer o tour no final daquela tarde, também sem garantia de que iria sair; ou pagar mais um bilhete, quando o tour seria autorizado a sair. Achei as três opções ridículas, especialmente a última. Ela deveria ter avisado quando compramos que havia um número mínimo para a realização do passeio a pé. Eu respondi que havia uma quarta opção: a devolução de nosso dinheiro, o que ela fez sem pestanejar. Há dezenas de pessoas oferecendo tours por ali. Andamos dez passos e já compramos o mesmo tour com outra empresa de turismo. Este sem número mínimo de pessoas. Pagamos o mesmo valor, Kn 150 o bilhete, e nos juntamos a outras três pessoas que já estavam preparadas para sair. O tour tinha duração de duas horas, focado nas locações de Game of Thrones, mas também com um pouco de história da cidade. Ao final, direito a foto sentado na réplica do trono de ferro. O início do tour se dá pelo lado de fora da muralha, no Forte Lovrijenac. Sua entrada não está incluída no valor do tour, mas quem tinha o ingresso da caminhada por cima da muralha, que era o nosso caso, este valia para entrar no forte, desde que até o dia seguinte ao da caminhada. Assim, nada pagamos. Antes de sair, compramos água mineral em um quiosque, pois o dia estava seco. Para quem segue a série, o passeio é incrível, você pisa nos locais em que gravaram cenas antológicas, vê as fotos das gravações, compara com a paisagem real, e ainda sabe as loucuras de edição, em que uma porta está em um local e se abre em outro muito distante de onde ela está. Das seis temporadas iniciais, cinco delas foram gravadas em Dubrovnik, o que rende boas histórias no caminho. A guia também nos mostrou locações de filmes mais recentes, como Robin Hood e Star Wars VIII. Uma das cenas mais antológicas e emblemáticas de Game of Thrones é a caminhada da vergonha de Cersei. Descemos a escada onde ela foi gravada lembrando os gritos de "shame, shame" dos moradores de King's Landing, enquanto uma rainha nua "pagava" seus pecados.
A duração do tour foi maior do que o informado no início, pois a guia não tinha pressa e esclarecia todas as nossas dúvidas. Foi um passeio de duas horas e meia pelas ruas medievais de Dubrovnik. Terminamos o tour dentro da Maluca, uma loja de souvenir, especializada em artigos alusivos à série, além de farto material sobre Star Wars. Ali estava a réplica do trono, onde, obviamente, nos sentamos para tirar fotos. Nem vimos a guia partir. Compramos souvenir e fomos procurar um local para almoçar, quando paramos no Mama's Pot Tavern.
Depois do almoço, visitamos um museu dentro da muralha, o Monastério Beneditino, onde pagamos Kn 30 cada entrada. Estava em reforma, mas seu pequeno museu com peças sacras estava funcionando. Vimos tudo em menos de meia hora.
Resolvemos sair pela Porta Ploce para ver o outro lado da cidade. Quando saímos, vimos que estávamos bem perto da estação do teleférico que leva turistas para o alto da colina. Fomos até lá, pagamos Kn 130 cada bilhete, viagem ida e volta. Enfrentamos uma pequena fila para subir em um bonde parecido com o do Pão de Açúcar, só que em tamanho menor. No mirante, a vista que se tem da cidadela é incrível, além de poder ver várias ilhas que pontuam o Mar Adriático. A luz do sol batendo nas águas do mar deixava um aspecto espelhado, prateado, lindo de se ver. Ao lado do mirante, há um imenso cruzeiro, marcando a forte presença do catolicismo no país. Ficamos pouco mais do que meia hora lá por cima. Sem filas para descer, voltamos em um teleférico bem vazio. Na parte de baixo, reentramos na muralha, desta feita por uma porta lateral. Era hora de voltar para o hotel, mas antes passamos em algumas lojinhas para fazer algumas comprinhas.
Ainda retornamos à cidade muralhada à noite, indo e voltando de ônibus. Jantamos no Amoret.