Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2017

DUBROVNIK - CROÁCIA - TERCEIRO DIA

03/05/2017: quarta-feira, dia frio, mas com um céu lindo novamente. Mais um dia para aproveitar as belezas da cidade medieval de Dubrovnik. Passamos a manhã no hotel, tomando um café longo e tranquilo no restaurante La Castille. Quando saímos para o centro, já era início de tarde. Fomos, como todos os demais dias, de ônibus. Foi um dia sem nada definido, sem compromissos agendados. A ideia era andar pelas ruas e becos da cidade dentro dos muros, tirar fotos, observar as pessoas, os prédios e as atrações turísticas. Assim que entramos pelo Portão Pile, decidimos ver a exposição temporária de Salvador Dalí que tinha lugar no prédio ao lado da bilheteria para a caminhada da muralha. Pagamos cada ingresso o valor de Kn 60. Cerca de sessenta obras do mestre do surrealismo, entre gravuras, pinturas, desenhos, cerâmicas e esculturas, estavam expostas, muitas delas pertencentes a acervos particulares. Além de apreciar belas obras, também tivemos uma outra perspectiva de alguns prédios antigos vistos das janelas da galeria. Da exposição, seguimos nosso caminho, parando em uma feira de produtos orgânicos e artesanato que ocupava uma praça da cidade. Ali, compramos sabonetes artesanais e sachês de lavanda (que é quase onipresente na Croácia). A Catedral estava bem perto e ainda não tínhamos visitado seu interior. Entramos, demos uma volta (é bem mais interessante por fora), acendemos uma vela, e seguimos viagem, parando em outra igreja, a dedicada a São Blásio. Outra que é mais interessante o seu entorno, como a pequena Fonte de Onófrio e a Coluna de Orlando.
Ao sair da igreja, atravessamos uma arcada e chegamos ao porto. Era hora de fazer um passeio de barco. Havia uns sete quiosques vendendo diversos tipos de tour pelo Mar Adriático. Ficamos mais interessados em um barco que tinha o formato de um semi-submarino, pois o fundo dele tinha janelas de vidro que possibilitavam ver o fundo do mar. Optamos por este passeio, cuja duração é de quarenta e cinco minutos, pelo qual pagamos Kn 90 cada bilhete. Faltavam vinte minutos para a próxima saída. Aguardamos sentados em um dos vários bancos que ficam encostados na muralha. O nome da empresa que nos vendeu é Yellow Submarine, mas há um submarino vermelho na frota. Fomos no amarelo. Conosco, mais cinco pessoas.
O passeio fez um percurso panorâmico, quando tivemos a oportunidade de ver a muralha do mar, além de uma parte da costa com muitos hotéis boutique. A recomendação era para ficar na parte de cima para apreciar tais vistas e somente descer no retorno, quando o barco parou para vermos o fundo do mar. Que decepção. Nada de interessante, a não ser plantas aquáticas, areia, pedra e um cabo de transmissão telefônica. O melhor era pagar menos e ir em um dos muitos barcos que navegam ali todos os dias. Assim que descemos em terra firme, paramos para almoçar no Lokanda Peskarija.
Depois do almoço, fomos conhecer o Aquarium. Seu bilhete individual custou Kn 60. Nele, apenas peixes, crustáceos e alguns animais do Mar Adriático. Pequeno, escuro, frio e fácil de caminhar. Eu gostei, mas sou suspeito, pois um dos meus passeios favoritos em viagens é conhecer aquários. Para quem não aprecia muito, é dispensável. Quando saímos do aquário, já era final de tarde. Resolvemos voltar para o hotel, onde arrumamos as malas para seguir nossa viagem de férias no dia seguinte, rumo a Paris.
Ainda voltamos à cidadela à noite para jantar no Domino. Após o delicioso jantar, paramos na Gossip para tomar um sorvete, que estava horrível, diga-se de passagem. Era uma bola sabor mirtilo (Kn 14), que não tinha sabor de nada.
Voltamos para o hotel cansados, mas muito contentes com estes três dias que passamos em Dubrovnik.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário