Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

EMPÓRIO ALBAMONTE - GASTRONOMIA EM BRASÍLIA (DF)




Endereço: SCLN 203, Bloco C, loja 07, Asa Norte, Brasília - DF.

Especialidade: variado, com leitura de clássicos em linguagem contemporânea.
Ambiente: fica em uma loja bem pequena, voltada para a via comercial. Cabem, se muito, vinte pessoas nas pequenas mesas de madeira que dividem o espaço com prateleiras, armários e freezers que expõem os produtos gourmet que são vendidos no local. Afinal trata-se de um empório que também serve almoço. Há três mesas no corredor em frente à loja. Fiquei na primeira mesa interna, bem próximo à entrada. Chamou-me a atenção um altar com a imagem de São Jorge na parede em frente do armário grande, em frente de onde me sentei.




Serviço: por ser pequeno, o serviço é quase que individualizado. O pessoal da casa é muito simpático, respondendo/esclarecendo todas as dúvidas que tive. Não há cardápio, pois o menu é fixo. Uma lousa na porta indica qual é o menu do dia. Para saber o menu de toda a semana, basta acessar o site do restaurante, cuja atualização acontece todo domingo, dia em que a casa não funciona. Há cartão de fidelidade.

Quando fui:  almoço do dia 12 de dezembro de 2011, segunda-feira.

O que bebi: uma lata de guaraná zero, Antárctica, obviamente.

O que comi: a casa trabalha com apenas um menu fixo, que muda a cada dia da semana (de 2ª a sábado), sempre no almoço. No dia que lá estive, o menu consistia de uma entrada fria (salada de alface, tomate, cebola, croutons e cenoura ralada), um prato principal (polpetone recheado de tomate seco em cama de massa escura em tinta de lula, regado em molho branco), e a sobremesa (mousse de limão com fios de ovos). Para quem não come a indicação do prato principal, a casa sempre tem disponível filé mignon ou peito de frango grelhado. Pedi o menu do dia. Enquanto esperava, serviram-me uma cesta de pães com manteiga. Não demorou muito para chegar a salada, em singela apresentação. Um fio de azeite deu o toque especial ao prato. Em seguida, um prato mais fundo chegou à mesa contendo a parte principal do menu, a massa escura, embebida em suave molho branco com ervas, com um belo polpetone em cima. O molho harmonizou bem com a massa, lhe conferindo um sabor mais suave. O polpetone tinha um tempero diferente do que estou acostumado quando degusto esta iguaria e era um pouco mais seco, pois geralmente ele é servido com espesso molho de tomates frescos. Tempero e consistência diferentes não prejudicaram o sabor deste bolo de carne. Como não sou fã de tomate seco, deixei o recheio de lado. Finalizei experimentando a sobremesa, mesmo sendo de limão, pois não aprecio nenhum doce feito com esta fruta. Continuei sem apreciar.


salada de alface, tomate, cebola, croutons e cenoura ralada


polpetone recheado de tomate seco em cama de massa escura em tinta de lula, regado em molho branco


mousse de limão com fios de ovos

Quanto paguei: R$ 36,85, para uma pessoa.

Minha avaliação: +++. Ótima opção para o almoço do dia a dia. O lugar é tranquilo, sem aquela pressa da hora do almoço que domina os restaurantes em Brasília. Voltarei, com certeza.

Gastronomia Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário