Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GASTRONOMIA EM RECIFE (PE) - ILHA DOS NAVEGANTES




Endereço: Rua dos Navegantes, 2.055, Boa Viagem, Recife - PE.

Especialidade: frutos do mar e grelhados.

Ambiente: pertence a uma rede de restaurantes que possuem "ilha" no nome. O Ilha dos Navegantes ganhou o prêmio da revista Veja Comer & Beber 2012 como melhor cozinha de bar. Fica em uma casa de esquina, com amplo deck de madeira do lado de fora, voltado para as duas ruas. O deck é o local mais procurado, onde as mesas estavam cheias quando lá cheguei, por volta de 13:30 horas. Para quem fica do lado de fora, pode-se aproveitar a brisa do mar, distante uma quadra do restaurante, mas há o inconveniente do sol em algumas mesas e os pedintes e vendedores ambulantes que abordam os que se sentam mais próximos ao gradil do deck, bem próximo da rua. Preferi ficar no ambiente interno, onde os ventiladores existentes em vários pontos do teto, estavam ligados, garantindo uma renovação do ar, sem o incômodo do ar condicionado. Escolhi uma mesa perto de uma pilastra de sustentação, pois nela havia uma tomada, que usei para carregar meu celular. Minha mesa ficava de frente de uma das amplas portas, garantindo-me não só a vista da rua, mas também uma rebarba da brisa. A decoração interna "conversa" com o deck externo, com o tom creme prevalecendo. Esculturas de madeira, remetendo ao artesanato pernambucano, enfeitam a vitrine que se transformou a cozinha, aparente, permitindo-nos ver a movimentação dos cozinheiros e auxiliares pelo vidro, que impede a fumaça e a gordura invadam o salão. Há um grande balcão ao fundo do salão, servindo de apoio aos garçons e de bar ao mesmo tempo. Há telas de televisão em determinados pontos. Por incrível que pareça, não estavam sintonizados em nenhum canal, mas passava um show de Paula Toller. O mais incrível é que, embora pareça óbvio, o som das caixas era o do tal show (não entendo porque muitos restaurantes insistem em colocar a televisão ligada sem som, enquanto das caixas de som se ouve música desconectada da imagem que insistem em nos impor). Achei curioso o teto ser revestido de um carpete felpudo.






Serviço: quando cheguei, um garçom logo me acompanhou, oferecendo-me uma mesa do lado de fora. Como não quis, ele não continuou comigo. Entrei sozinho e me sentei sem ninguém chegar perto. Depois de algum tempo, um diligente garçom perguntou-me se já fora atendido. Como ainda não tinha sido, ele me trouxe dos dois cardápios da casa. Um só com sushis e sashimis, outro com grelhados e seus acompanhamentos. Estava muito quente, motivo pelo qual queria algo leve e sem perigo de me fazer mal. Assim, optei pelo extenso cardápio de grelhados.

Quando fui:  almoço do dia 10 de dezembro de 2011, sábado.

O que bebi: duas latas de Coca Cola Zero com muito gelo. O calor era intenso na cidade.

O que comi: pescada amarela grelhada, acompanhada de arroz de brócolis e purê de batatas. Um prato simples. O peixe veio no ponto certo, fresco, com sabor suave. Havia um molho de alcaparras por cima, que não estava escrito no cardápio. Não gosto deste tempero, pois ele rouba o sabor do prato se sua quantidade for exagerada. Geralmente, os restaurantes praianos adoram colocar muita alcaparra nos peixes, mas a pescada que pedi veio com uma quantidade bem pequena, apenas dando um realce no sabor. Quanto aos acompanhamentos, achei que poderia ter mais brócolis no arroz, pois ela estava quase sem cor. Gosto deste tipo de arroz, mas tem que ficar bem verde. O purê estava bem feito. Não quis sobremesa, apenas um café expresso, que achei dispensável (me deu uma vontade de tomar um Nespresso...).



Quanto paguei: R$ 68,00, para uma pessoa.


Minha avaliação: +++. Bom restaurante para um almoço mais tardio, após uma praia ou um clube, como fazem os recifenses. O ambiente é bem agradável para uma happy hour.

Gastronomia Recife (PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário