Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

NOSSA COZINHA BISTRÔ - GASTRONOMIA EM BRASÍLIA (DF)

NOSSA COZINHA BISTRÔ




Endereço: SCLN 402, Bloco C, Loja 60 (virado para a quadra residencial), Brasília, DF.

Especialidade: cozinha internacional.
Ambiente: ocupa uma loja pequena, onde cabem apenas duas mesas que comportam duas pessoas em cada uma delas. É aconchegante, ótimo para um namoro sossegado. Nas paredes, pintadas em tom escuro, alguns quadros com desenhos de Athos Bulcão. O bistrô ainda ocupa uma parte do corredor do bloco, não só em frente à loja, mas também o espaço em frente à loja do lado. Para delimitar as duas "entradas", panos vermelhos separam o ambiente das mesas externas do espaço de circulação das outras lojas do mesmo bloco. Um cuidado jardim, já em área pública, completa a decoração do restaurante. As paredes das colunas de sustentação também receberam uma pintura especial e alguns vasos com plantas. Quando lá estive, havia motivos natalinos decorando o ambiente externo.




Serviço: informal. O chef Alexandre Albanese costuma passar nas mesas para saber as impressões dos clientes, embora não tenha passado na mesa em que eu estava. À noite, dois garçons serviam as poucas mesas do restaurante, todas ocupadas. A casa oferece, como cortesia, copos de água aromatizada. A água que recebemos estava aromatizada com essência de pêssego e canela. O cardápio vem em uma pequena prancheta, com uma providencial minilanterna que ajuda na sua leitura.

Quando fui:  jantar do dia 08 de dezembro de 2011, quinta-feira.

O que bebi: além da água aromatizada, bebi uma água com gás acompanhando o vinho tinto português Vidigal Douro, safra 2008. Tem 13% de teor alcoólico. Em sua composição as castas tinta roriz (35%), touriga franca (30%), tinta barroca (20%) e touriga nacional (15%). A carta de vinhos é enxuta, com pouquíssimas opções de Chile, Portugal, Argentina e Espanha. Há descrição de cada um dos vinhos. Não é uma carta cara. O vinho que tomei custou R$ 60,00 e harmonizou bem com o prato principal que escolhi. Ótima relação custo X benefício. Os vinhos tintos ficam em adega a 16º C, conforme me informou o garçom que nos serviu.



O que comi: começamos com uma porção (seis unidades) de minicakes de robalo com chili cremoso. São bolinhos da carne de robalo com uma leve crosta de ambos os lados que é o melhor do prato. O toque especial fica por conta da folha de manjericão fresco fincada em cada um dos minicakes. Preferi os bolinhos sem o molho cremoso que acompanha a porção, que vem servida em uma pedra (me pareceu ardósia). A casa segue a tradição dos bistrôs, tendo poucas opções no cardápio, mas que agrada a todos os gostos, pois tem saladas, pratos com frango, filé (apenas um), costelinha de porco, massas (três ou quatro opções) e risotos (três variedades). Fiquei na dúvida entre a sugestão estampada na capa do cardápio (um camarão ao curry) ou um kabab. Escolhi este último. Bem apresentado e bem servido, o prato consiste de kabab (um bolo de carne moída, em formato de uma salsicha gigante), com um ótimo e suave molho de iogurte com pepino picadinho, acompanhado de batatas e tomate assado e arroz com sumagre (um tempero iraniano). Gostei muito da carne e seu molho. O tal tempero iraniano era um pó escuro por cima do arroz branco, mas que não senti muita diferença se comesse o arroz sem nenhum tempero diferente. As batatas estavam normais, assim como o tomate. Estava tão entusiasmado com o restaurante que resolvi dar uma olhada na sobremesa. Acabei pedindo uma apple pie, acompanhada de sorvete de baunilha. A torta, em formato redondo, vem quentinha, mas a massa poderia ser mais macia no paladar, pois ela estava um pouco borrachuda, ficando difícil partí-la. Não tomei café.



minicakes de robalo com chili cremoso


kabab


apple pie


Quanto paguei: R$ 136,95 para duas pessoas.

Minha avaliação: +++ 1/2. O restaurante vem sendo muito comentado e o movimento na noite em que lá estive, com muitos voltando por não ter lugar, prova que ele está na boca de quem gosta de um lugar agradável, aconchegante e de boa comida. Voltarei mais vezes, inclusive para almoçar (pena que não funcione aos domingos).

Gastronomia Brasília

Um comentário: