Encanto, 2021, 102 minutos.
Animação com a assinatura Disney, dirigida por Jared Busch, Byron Howard e Charise Castro Smith. Músicas e letras do onipresente Lin-Manuel Miranda.
A trilha sonora original e a música Dos Oruguitas figuram nas listas reduzidas (shortlists) divulgadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, ou seja, estão na corrida para figurar entre os cinco finalistas para suas categorias no Oscar 2022. Realmente o ponto alto da animação é sua trilha musical.
Vendo o filme, fiz uma comparação, instintivamente, com os primeiros sucessos Disney (Branca de Neve, Pinóquio, Cinderela, entre outros) que tinham personagens humanos. Como o tamanho dos olhos das personagens aumentaram, chegando perto das animações asiáticas. Padronização "imposta" pelo padrão mangá?
A história de Mirabel se passa na Colômbia, cuja família tem poderes especiais concedidos por uma chama que nunca se apaga. Mirabel, por não ter recebido o poder, é sempre vista com restrições por sua avó, a comandante da família. A casa na qual vive a família é um ser vivo, que interage com quem está dentro dela. Muita cor, transmitindo alegria, apesar das dificuldades enfrentadas por Mirabel.
Achei o roteiro fraco, sem muita novidade em relação às animações recentes da Disney. Mais uma historinha de superação, a importância da família e da aceitação das diferenças.
Vi, em 30/01/2022, na Disney+.