Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS

Seguindo Todos os Protocolos, 2022, 74 minutos.

Tinha planejado para estar presente durante toda a 25ª Mostra Tiradentes, inclusive com reserva de hotel confirmada. No entanto, por causa da variante ômicron da Covid 19, com aumento dos casos de pessoas em hospitais, a mostra, que completa seu jubileu de prata em 2022 , tornou-se, como em 2021, 100% on-line.

A mostra começou no dia 21/01/2022 e vai até o dia 29/01/2022. São 169 filmes, entre curtas e longas, divididos em mostras temáticas, que podem ser acessados de forma gratuita. Cada filme fica 24 horas no ar. Todos os filmes estão no site da mostra.

O primeiro que conferi foi Seguindo Todos os Protocolos, longa metragem produzido, escrito, dirigido e interpretado por Fábio Leal. O roteiro trata exatamente da Covid 19 e a necessidade de isolamento social.

Chico está há dez meses recluso, tendo um namoro à distância com um baiano. O diálogo entre os dois desanda, e Chico resolve traçar estratégias para ter sexo, que não faz desde o início da pandemia. Seguindo todos os protocolos indicados por autoridades nacionais e internacionais, ele chama um ex peguete para transar. A partir daí, sua paranoia somente piora, com direito a remédios psiquiátricos (iniciados durante a quarentena) e muitas medos. O interessante é que ele apavora quando o peguete tira a máscara, mas não dá a mínima para o fato de ele o ter penetrado sem camisinha.

Gostei do filme, pois trouxe para reflexão as neuras, paranoias e traumas que a necessidade de distanciamento social, uso de máscaras e de higienização constante das mãos, correta, diga-se de passagem, tem causado às pessoas.

Conheço muita gente que começou a tomar ansiolíticos e antidepressivos durante a pandemia, eu inclusive, mas que continuam seguindo todos os protocolos, só que com o acréscimo de pílulas diárias para aguentar a escassa vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário