Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

INCLASSIFICÁVEIS - NEY MATOGROSSO - DISCOTECA ESSENCIAL (06)



Ney Matogrosso é meu cantor preferido. Tenho todos os discos que ele lançou, incluindo aqueles com o Secos & Molhados. É um cantor que se aprimorou com o tempo. Sua voz continua firme e linda. Ele não tem medo de ousar, de gravar e cantar com a nova geração. São muitos os discos dos quais gosto, mas seu trabalho de 2008, lançado pela EMI, Inclassificáveis, é sensacional. Deve constar em qualquer discoteca básica da música brasileira. E tão bom quanto o disco é o dvd, reflexo do ótimo show de mesmo nome. Neste disco, Ney grava os compositores consagrados Chico Buarque e Edu Lobo (Ode aos Ratos), Cazuza (O Tempo Não Para e Porque Que A Gente É Assim), Caetano Veloso e Gilberto Gil (Divino Maravilhoso), Itamar Assumpção (Ouça-Me e Existem Coisas Na Vida)), e Arnaldo Antunes (Inclassificáveis). Apresenta sua versão para as músicas de compositores estrangeiros Sea (Jorge Drexler, uruguaio) e Lema (Lokua Kanza, nascido no Congo). E como sua marca registrada, não se esquece da nova geração, gravando Mal Necessário (Mauro Kwitko), Fraterno (Pedro Luís), Um Pouco de Calor (Dan Nakagawa) e Veja Bem Meu Bem (Marcelo Camelo). Ainda há as gravações bem particulares de Leve (Iara Rennó e Alice Ruiz) e Coração Coragem (Cláudio Monjope e Carlos Rennó). E regrava a música Mente, Mente, de Robinson Borba, presente em seu disco Bugre, de 1986. Esta mesma música, Ney a gravou em dueto com Arrigo Barnabé para a trilha sonora do filme Cidade Oculta, produção brasileira de 1986 dirigida por Chico Botelho. Não bastasse a beleza da interpretação de Ney Matogrosso, o cd tem uma inspirada capa em tom azulado.


INCLASSIFICÁVEIS - NEY MATOGROSSO - 2008

7 comentários:

  1. Noel,
    Melhor do Ney é difícil, heim?
    Mas acho que os que mais gosto são o que tem ele na areia com cifre - é o primeiro? ainda não tenho em CD só em vinil, pois ainda não encontrei separado da caixa; e aquele que tem Bandoleiro.
    Você tem inclusive aquele da Floresta, do Villa-Lobos? Eu tenho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Tenho o disco A Floresta do Amazonas de Villa-Lobos que Ney gravou com João Carlos Assis Brasil e Wagner Tiso.
    O primeiro disco solo de Ney é Água do Céu Pássaro, o tal com ele na capa com uma fantasia com chifres, mas a música Bandolero aparece no seu quarto disco Feitiço. A capa é ele encostado em um ramo de flores brancas.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Noel, você vem a BH no fim de semnaa de 16 a 18 de julho, certo?
    Nesses dias o Ney estará também por aqui, dando um show no Palácio das Artes. Vamos?
    Aguardo sua resposta.
    Beijos,
    Kitty

    ResponderExcluir
  4. Kitty,

    Já comprei o ingresso há mais de um mês. Creio que já estão esgotados.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Então, Noel,
    o português é que ficou péssimo.
    Quis dizer que escolho esses dois, o do chifre e o que tem Bandolero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Pek,

    Gosto dos dois também, mas prefiro o Inclassificáveis.

    Bjs.

    ResponderExcluir