Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DÚVIDA CRUEL

Lendo o jornal Correio Braziliense desta segunda-feira vi uma propaganda de um show na cidade. O show não me interessou, mas a identificação de uma das atrações me chamou a atenção e fiquei com uma grande dúvida: o que é sertanejo universitário? Uma invenção midiática para vender uma dupla sertaneja? Parece com o tal do forró universitário que foi "inventado" para se distinguir do forró que faz sucesso no Nordeste. Já achava estranho para o forró ter esta subdivisão, agora vem os marqueteiros e inventam uma nova subdivisão para a música sertaneja. Será que o tema central desta subdivisão é o lamento do corno manso, como na música sertaneja urbana (outra denominação surgida na década de oitenta para se diferenciar da chamada música de raiz)? Não gosto deste gênero musical, embora more na cidade onde das dez músicas mais tocadas nas rádios, pelo menos oito são sucessos de duplas sertanejas, novas e antigas (isto sem falar no ídolo teen Luan Santana), conforme publicação mensal na revista Billboard editada no Brasil. Eu sei que o heavy metal também mereceu uma centena de subdivisões, ou mesmo o samba, mas tais divisões se referem às melodias, ao ritmo e não porque os cantores são jovens, produzidos, urbanos e fazem sucesso no meio universitário (minhas suposições para conceituar o termo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário