segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DOMINGO NO MAR

O dia amanheceu bonito no domingo. Repetimos tudo que fizemos na manhã de sábado. Café da manhã reforçado e muito cedo no restaurante do hotel. Toalhas, champagne, espumantes, taças de acrílico, máquinas fotográficas e protetores solares. Táxi (R$28,00) para o Terminal Marítimo da Bahia, no bairro Comércio, logo atrás do Mercado Modelo. O passeio estava programado para começar às 08:30 horas. Às 9:00 horas entramos no veleiro Hot Day III, onde já estavam o comandante Décio e sua companheira Rúbia, Luciano e Giovanna, André e Rita. O tempo fecha rapidamente. Chuva forte, mas rápida. Zarpamos em direção ao início da Baía de Todos Os Santos, cujo marco é o Farol da Barra. Margeando a costa de Salvador, pudemos observar os prédios antigos e os modernos edifícios, entre eles o Morada dos Cardeais, onde mora Ivete Sangalo. Tive a oportunidade de ver alguns locais de Salvador de um ângulo diferente, como o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, a marina, o casario antigo da Cidade Baixa, a Ladeira da Montanha, a Ladeira da Barra, a igreja Santo Antônio da Barra, a Praia do Porto da Barra e os dois fortes que a pontuam e o Farol da Barra. Muitas fotos e um dia ficando lindo, com céu azul, poucas nuvens e um sol bem forte. Do farol rumamos em direção à Ilha de Itaparica, passando por grandes navios da Petrobrás. Quando o relógio apontava os ponteiros para o meio-dia, o comandante içou as velas e ficamos velejando pelo mar calmo daquela região. Ficamos assim por um bom tempo, bebendo o champagne Taitinger e as garrafas do excelente espumante nacional Cave Geisse. Castanhas, damascos secos, azeitonas, atum, queijo brie, pão delícia e mini quiche de queijo eram os acepipes. Alguns ficaram enjoados. No veleiro havia, providencialmente, remédio contra enjoo. Quem precisou, tomou. Eu não comia e nem bebia nada para evitar qualquer revés estomacal. Apreciava o belo dia, conversando com todos. Motores ligados novamente, pois o vento era pouco e chegamos nos bancos de areia próximos à marina da Ilha de Itaparica. O veleiro foi até onde podia e desembarcamos em um pequeno bote. O comandante fez quatro viagens até os bancos de areia. A maré já tinha totalmente baixado, deixando aparecer uma linha branca de areia, onde muitos tomavam sol. Tomamos posição na areia e fomos tomar um belo banho nas águas mornas e calmas do local. Mais bebida e comida e muita alegria. Já com a maré em alta, os bancos foram desaparecendo e tivemos que voltar de bote ao veleiro. Hora de almoçar. O veleiro não pode atracar, pois havia um catamaran atrapalhando o embarque e desembarque. Novamente tivemos que usar o bote. Fui na primeira leva e logo nos sentamos no restaurante Portal das Águas (Rua 25 de Outubro, s/n, Ilha de Itaparica), localizado ao final do deck de embarque/desembarque. Comida típica baiana, com muitas opções de moquecas, ensopados, peixes e frutos do mar. Escolhi um prato de camarões empanados com coco ao molho agridoce e arroz de cenoura. Para acompanhar, apenas água mineral. Alguns da mesa beberam três garrafas de vinho branco português. O serviço não é bom. Lento e confuso. Esqueceram o pedido de um dos amigos, um prato idêntico ao meu. Quando chegou, era visualmente diferente do meu. Os camarões estavam com aspecto de fritos com pouco coco e o molho era escasso. Meu amigo pediu mais molho e foi atendido. Gostei médio do meu prato. Achei os camarões secos demais. Ro, já bastante alto, com "shows" hilários no mar, dormiu sentado na cadeira. Quase duas horas depois no restaurante, pedimos a conta - R$360,00 e pagamos mais R$20,00 de rolha por três vinhos que levamos e consumimos no local. Nota 6. Giovanna me levou para conhecer a Bica da Ilha, construída em 1842, localizada atrás do restaurante. Reza a lenda que mulher velha que dela bebe vira menina. Refresquei-me da sua água fria e voltamos para o veleiro. O sol já se punha. Vi cardumes de pequenos peixes pularem fora da água para alcançar alguns insetos. Zarpamos de volta, com um ótimo vento, espantando o calor e um céu lindo, muito estrelado. Atracamos no mesmo local da partida às 20:30 horas. Excelente passeio (R$1.000,00) e companhias agradáveis. Foi um dia de descansar o espírito. Táxi de volta para o hotel (R$27,00). Banho rápido e saio com Ro e Emi para jantar. Ric fica dormindo. Escolhemos o Zen Thai Restaurant (Rua Conselheiro Pedro Luiz, 311, Rio Vermelho). Poderíamos ter ido a pé, mas o cansaço falou alto. Pegamos um táxi (R$10,00). Restaurante com um ano de vida, cuja especialidade é a comida tailandesa, com suas misturas picantes e doces. Vários ambientes, todos com decoração de bom gosto. Preferimos ficar no salão principal. De entrada, cevice de robalo levemente picante. O peixe parecia um pouco cru, não estava macio. De principal, pedi uma massa de arroz com shitake, também levemente picante. Gostei. A sobremesa, uma gota de chocolate, é esquecível. A conta ficou em R$255,00. Nota 7,5. Voltamos de táxi para o hotel (R$6,00). Com muito sono, só foi deitar e pegar no sono.