"Acabo de checar na internet todos os cardápios dos 75 restaurantes participantes da segunda edição do Restaurant Week em Brasília. Interessante a proposta de oferecer um menu preparado para o festival (entrada, prato principal e sobremesa) a um preço fixo (R$27,50 no almoço e R$39,00 no jantar). Quem quiser, acrescenta R$1,00 no preço do menu, valor que será revertido para uma instituição de assistência social. Vários restaurantes de ponta da cidade estão participando do evento, o que torna mais atrativa a ideia de experimentar os muitos sabores. Espero que não haja falta de ingredientes nos restaurantes considerados mais caros e que terão, com certeza, um aumento no fluxo de clientes neste período. Ocorreu em São Paulo situações desagradáveis aos frequentadores quando da realização do evento naquela cidade em 2009, uma vez que os restaurantes mais caros subestimaram o aumento nas vendas durante o festival, com pratos em falta e reservas não confirmadas."
Parecia uma profecia. Está acontecendo em Brasília as mesmas situações desagradáveis que ocorreram em São Paulo por ocasião do Restaurant Week. Filas enormes nas portas dos restaurantes, especialmente os mais caros; atendimento confuso; serviço deixando a desejar; demora na entrega dos pratos e o pior de tudo, quem vai ao restaurante e pede uma opção do cardápio normal da casa vai esperar muito. Desisti da peregrinação que iria fazer. Relato as cenas:
Cena 1 - Sexta-feira - 29/01/2010
Decido almoçar no Alice Brasserie (SHIS QI 17, Bloco F, loja 201, Edifício Fashion Park, Lago Sul), mas minha colega de trabalho me desaconselha, pois havia estado lá um dia antes e o atendimento foi lento, com restaurante muito cheio e não aceita reservas para o almoço. Ela também não gostou do prato, muito simples na sua avaliação.
Cena 2 - Sexta-feira - 29/01/2010
Desisto da primeira opção e vou para o Zuu aZ.dZ. (SCLS 210, bloco C, loja 38, Asa Sul), já que obtive informações favoráveis ao menu do almoço do festival. Chego cedo, antes de meio dia, pois a casa também não está fazendo reservas. Uma fila de mais de vinte pessoas já esperando mesa, pois a casa está lotada. Não há nome na lista, é fila mesmo. Desisto.
Cena 3 - Sexta-feira - 29/01/2010
Já que estou na quadra, saio do Zuu a.Z d.Z., subo um pouco e chego ao Universal Diner (SCLS 210, bloco B, loja 30, Asa Sul). Encontro a mesma situação, com fila de espera e do lado de fora do restaurante. O sol estava quente e o horário de almoço é curto, pois é dia útil. Desisto.
Cena 4 - Sexta-feira - 29/01/2010
Entro no carro e vou para O Convento (EQS 208/209 - Casa D'Itália - Asa Sul). Somos três. Aparentemente está tranquilo. Entramos e de cara nos perguntam se temos reserva. Ponto positivo, pois o restaurante está aceitando reservas para o almoço durante o festival. Como não tínhamos reserva, não havia lugar no salão interno. Informaram que lugar somente no jardim. Aceitamos. Ninguém nas mesas do lado externo, no tal jardim. Mesas imundas, com restos de velas e poeira. Não limparam nada. Fomos acomodados em uma mesa menos suja, um garçon trouxe três panos americanos e os talheres. O relógio marcava 11:50 horas. Fizemos nossos pedidos. Um pede o menu do festival e dois pedem opções do cardápio. Minha opção foi um picadinho de filé com arroz, farofa de ovos, milho refogado e banana à milanesa, fora do festival. Para beber, pedi uma limonada sem açúcar. As mesas do jardim vão sendo ocupadas, mesmo ainda sujas. Vejo uma senhora reclamar da sujeira de vela na mesa e na cadeira. Os garçons estavam batendo cabeça. Demorou um pouco para as bebidas chegarem à mesa, três sucos. O meu veio com açúcar, diferentemente do que havia pedido. O garçon retorna com o copo. Mais cinco minutos e o pedido chega certo. Verifico que as mesas que pedem o menu vão recebendo seus pratos. Meu colega de mesa recebe a entrada do menu. O tempo passa. Quarenta minutos depois do nosso pedido, reclamei da demora. O garçon me pergunta se o pedido foi tirado. Claro que sim, respondi e apontei a garçonete que o fez. Cinquenta minutos e faço sinais para a garçonete, que a esta alutra nem chegava perto de nossa mesa. Apenas sinalizava dizendo que o prato estava saindo. Uma hora depois do pedido e nada. Ela vem à mesa e dá uma desculpa horrorosa. Disse que o cozinheiro estava de férias e que a substituta estava absorta nos pratos do festival. Como uma casa que entra em um festival, sabendo do aumento da demanda, coloca um cozinheiro em férias? Despreparo? Desorganização? E o que o cliente que opta pelo cardápio tem a ver com a escala de férias dos empregados? Voltando ao pedido, outro garçon vem à mesa e diz que nossos pratos são os próximos da sequência da cozinha. Em outras palavras, ele disse que esqueceram de executar nosso pedido. Pior para meu colega, que mesmo tendo pedido o menu do festival, não serviam o prato principal, sob a alegação de que estavam esperando para servir os três pratos juntos. 75 minutos após feito o pedido, com mesas que chegaram depois de nós sentarmos pagando a conta, nossos pratos vieram à mesa. A garçonete disse que houve uma falha, pois não deveriam ter apresentado o cardápio, apenas o menu do festival, que era um sucesso. Emenda pior do que o soneto. Em todas as mesas, os garçons apresentavam o cardápio. Na mesa ao lado, descontentamento semelhante ao nosso, pois fizeram um pedido do cardápio e a demora era grande. Detalhe, o prato principal do meu colega não veio junto, demorando cerca de cinco minutos para ele ser servido. O meu prato não veio com uma boa apresentação (já havia comido este prato antes e ele é bem montado) e não estava quente, apenas morno. A sobremesa do meu colega veio e ele deixou tudo, pois achou o chocolate duro. Nada de café, apenas a conta. Tenho o cartão TAM Platinum, o que dá 15% de desconto na conta. Avisei ao garçon sobre a forma de pagamento. A conta não chegava nunca. Fui até o caixa e reclamei, perguntando se para pagar também deveria esperar o mesmo tempo que esperei o meu pedido. A conta chegou em minhas mãos sem o desconto de 15%. Disseram apenas que bastava tirar os 10% que constava no papel à parte. Argumentei que o desconto era em cima do valor da conta, sem os 10%. Pegaram a conta de volta e deram o desconto. Antes de apresentar o cartão, perguntarm se poderia colocar os 10% do serviço. Olhei fixo no olho do caixa e disse que considerava aquela pergunta um insulto. Que serviço iria pagar? A demora no atendimento? Para finalizar, pedi a nota legal e emitiram sem o CPF. Tive que reclamar mais uma vez no dia.
Se um restaurante não se prepara para entrar em um festival, que já havia tido uma edição em Brasília em 2009, não há como atender a demanda. Sem preparação e planejamento, é melhor ficar de fora de festivais com caracterísitcas tão marcantes quanto ao que se propõe o festival em questão.
Tirei uma conclusão: RESTAURANT WEEK - FUJA!
Leo,
ResponderExcluirHoje combinamos de ir ao Villa Borghese, para o jantar, Chico, Fabrizio, Eliande e eu. Como sempre ocorre lá, fomos atendidos muito bem. Todos nós pedimos o menu do festival. A comida estava muito boa. A sobremesa uma delícia, apesar de simples. Tudo planejadinho. Vi que quase todo mundo lá estava pedindo o menu do festival, mas saía alguns pratos do menu tradicional do restaurante. Liguei antes para tentar fazer uma reserva, mas eles me falaram que naquele horário já não reservam mesa. Chegamos lá havia 4 mesas em nossa frente, mas nossa mesa foi liberada em torno de 30 minutos. Bem, lá o festival ocorreu sem surpresas e com muita eficiência. Nota 10 para o Villa Borghese
Pedro,
ResponderExcluirVejo uma luz no final do túnel para este festival. É o primeiro elogio que ouço. Não sei como está no Texas...
abs.
Que périplo infernal para almoçar não!
ResponderExcluirE Ei! Estou de volta!
Beijos,
Kitty
Kitty,
ResponderExcluirHorrível este tal de Restaurant Week e vai ter em BH.