Em cartaz no restaurante El Paso Latino (SCLS 404, Bloco C, Loja 19 - Asa Sul) o III Festival de Ceviches. É imperdível. Por R$ 39,00, escolhemos duas opções oferecidas no cardápio do festival, que contem dez sugestões, algumas preparadas exclusivamente para a ocasião. Acompanhando o duo de ceviches, a casa oferece alguns petiscos peruanos, chamados piqueos. São eles: tiradito cucharero a la huancaina (robalo em finas lascas coberto em molho cremoso de aji amarillo e queijo), servido em uma pequena colher de porcelana; causa de caranguejo (massa de batata temperada com limão e ajis peruanos, coberto com salpicão de caranguejo), apresentado em uma bonita cor avermelhada; e anticucho de cerdo (espetinho de lombo de porco flambado em molho a base de cerveja, pimenta peruana seca, alho, cominho e batata cozida).
Além destes acompanhamentos, há também uma "dose" de leche de tigre (suco feito com o peixe marinado no limão) e milho peruano tostado.
Eu pedi o ceviche de atum nipo-peruano (atum marinado em limão, cebola roxa, aji amarillo, aji rojo e teriyaki, finalizado em emulsão de wasabe e azeite de gergelim) e o ceviche de atum e mariscos ao tamarindo (atum, camarões e mexilhões temperados em limão, alho assado e polpa de tamarindo; com cebola roxa e coentro). Ambos estavam deliciosos. Meus amigos que me acompanhavam no almoço desta quarta-feira pediram outras opções do cardápio e elogiaram muito suas escolhas.
Também no cardápio do festival há alguns drinques feitos à base de pisco, a aguardente feita de uva, bebida típica peruana. Escolhi um drinque feito com o pisco, milho roxo e maçã. Sabor agradável, doce, que pode enganar quem não está acostumado, pois dá vontade de beber como se fosse um refresco de frutas. O valor unitário de qualquer drinque presente no cardápio deste festival é R$ 13,90.
Para quem quiser experimentar estas iguarias peruanas, o festival estará no cardápio do restaurante até o próximo domingo, dia 03 de outubro de 2010. Boa pedida! Vale muito experimentar.