Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SOBRE TODAS AS FORÇAS - CIDADE NEGRA - DISCOTECA ESSENCIAL (10)


1994. Este era o ano. Tinha acabado de comprar um som novo, modelo mais avançado da época (ainda funciona e está na casa de meus pais em Belo Horizonte). Compacto e potente, ótimo para ouvir música no quarto, por exemplo. Junto com o som, comprei o cd Sobre Todas As Forças, lançamento de 1994,  selo Epic/Sony Music, do grupo carioca de reggae Cidade Negra, o primeiro com o vocalista Tony Garrido (nos dois primeiros trabalhos gravados do grupo o vocalista era Ras Bernardo). Confesso que comprei pelo grude radiofônico Onde Você Mora? (Marisa Monte & Nando Reis), pois não era muito fã de reggae. O cd me surpreendeu. De pegada pop, todo o conjunto é bom, alto astral. Embora mais pop, o reggae não foi deixado de lado. A música que mais confirma a origem musical do grupo é Querem Meu Sangue (The Harder They Come), versão brasileira para um sucesso de Jimmy Cliff. É um disco enxuto, apenas com dez faixas. O grupo passou, a partir deste terceiro disco, a gravar composições de outros músicos, como a gostosa Luta de Classes (Chico Amaral & Samuel Rosa), e a já citada Onde Você Mora?. Sete canções são de autoria de um ou mais integrantes da banda. Destaco a dançante Doutor (Bino Farias, Lazão, Da Gama & Tony Garrido) e Pensamento (Bino Farias, Lazão, Ras Bernardo & Da Gama). Era o cd que mais tocava no meu som. Na verdade, ele não era retirado nunca do cd player. Para mim, o grupo nunca mais gravou nenhum disco tão gostoso de se ouvir, do início ao fim. É um disco que figura, com certeza, em minha discoteca essencial.

Cidade Negra - Sobre Todas As Forças - 1994

Um comentário: