Pesquisar este blog

domingo, 12 de outubro de 2014

GÊNESIS - SEBASTIÃO SALGADO

Está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, desde 03 de setembro, a exposição fotográfica Gênesis. Fui conferir no sábado, dia 11 de outubro. Cheguei cedo. Não eram nem dez horas da manhã. A exposição ocupa duas galerias e parte da área externa próxima ao vão central. São fotos em preto e branco tiradas durante oito anos por Sebastião Salgado em várias regiões remotas e de difícil acesso do Planeta Terra. A curadoria da mostra é de Lélia Wanick Salgado. Comecei pela galeria maior. No mesmo horário, uma turma de estudantes fazia uma visita acompanhada de seus professores para um trabalho escolar. A maioria tirava fotos de todas as fotografias expostas, inclusive das suas descrições. Eu seguia o grupo, que começou unido, mas foi se dispersando, pois nem todos tinham o mesmo timming para ver, analisar, curtir cada uma das obras expostas.
Eu tinha todo o tempo do mundo. Fui devagar, apreciando cada detalhe das fotografias, lendo tudo que estava disponível, tanto os textos nas paredes, quanto as descrições resumidas das fotografias.
Salgado percorreu lugares incríveis, como a Patagônia, o Pantanal, tribos africanas, desertos, geleiras no Canadá, vulcões, florestas, rios, retratando santuários ecológicos, lugares de natureza preservada, locais com tradições intocadas.
As fotos são lindas, têm apelo pró preservação da natureza sem o ranço de denúncia de deterioração do meio ambiente. Ao ver tais fotografias, a gente se emociona, a gente reflete sobre o planeta em que vivemos. Afinal, todos nós fazemos parte deste belo planeta.
Alguns aspectos ligados a tradições de tribos e povos tradicionais chamam a atenção, como a série de fotos de um povo africano que utiliza o estrume do gado queimado para passar no corpo como forma de espantar os mosquitos. Outra tradição que destaco é a da tribo indígena zo'e, do interior do Pará. Todos os integrantes desta tribo, homens e mulheres, furam o queixo e enfiam um objeto em forma de cone feito de osso de macaco, mamífero que também é utilizado como sua alimentação.
As fotos expostas na área externa são reproduções maiores de parte das fotos que são exibidas nas Galerias 1 e 2 do CCBB.
Demorei quase três horas para ver tudo. Sem pressa. Gostei muito do que vi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário