A Caça (Jagten), 2012, 115 minutos.
Direção de Thomaz Vinterberg, com Mads Mikkelsen (Lucas) e Annika Wedderkopp (Klara).
Lucas trabalha em um jardim de infância em uma pequena cidade nórdica. Tem uma vida tranquila com os amigos, está separado de sua mulher e sonha em ter seu filho adolescente morando com ele. Um dos amigos tem uma filha, Klara, criança que usa sua imaginação em demasiado. Ela estuda no mesmo jardim de infância em que Lucas trabalha. Lucas começa um relacionamento com uma estrangeira que também trabalha na escolinha. Tudo estava bem até que Lucas se vê envolvido em uma fofoca que transforma sua vida por completo.
Interessante temática sobre as consequências que uma fofoca sem fundamento causam a uma pessoa. E como a perpetuação nefasta da mentira é algo incontrolável, tornando-se para muitos verdade absoluta. Vide hoje as fake news em redes sociais e grupos de WhatsApp.
A jogada do título com a situação de Lucas foi uma boa sacada. Por um lado, temos Lucas e seus companheiros como caçadores de cervos na floresta que circunda a cidade onde vivem, incluindo o "rito de passagem" do filho de Lucas de criança para adulto, quando se torna um caçador e ganha um rifle de presente. Do outro, Lucas vira a própria caça dos habitantes da cidade, incluindo seus amigos mais chegados. A cena final ilustra bem esta dualidade.
Com sempre, Mikkelsen se entregue no papel de Lucas, entregando excelente performance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário