Hellraiser V: Inferno (Hellraiser: Inferno), 2000, 99 minutos. Direção de Scott Derrickson.
Hellraiser: Caçador do Inferno (Hellraiser: Hellseeker), 2002, 90 minutos. Direção de Rick Bota.
Hellraiser 7: O Retorno dos Mortos (Hellraiser: Deader), 2005, 88 minutos. Direção de Rick Bota.
Hellraiser 8: O Mundo do Inferno (Hellraiser: Hellword), 2055, 91 minutos. Direção de Rick Bota.
Hellraiser: Revelações (Hellraiser: Revelations), 2011, 75 minutos. Direção de Victor García.
Hellraiser: O Julgamento (Hellraiser: Judgment), 2018, 81 minutos. Direção de Gary J. Tunnicliffe.
A partir do terceiro filme da franquia, a premissa criada por Clive Barker foi perdendo a força, chegando ao ponto do personagem mais icônico da série, Pinhead, ficar relegado a quase um elemento de decoração no filme mais recente - Hellraiser: O Julgamento. O visual gore, o erotismo e a áurea kitsch foram sendo abandonados ao longo dos anos da franquia.
Apesar de alguns deles terem tido dinheiro da então poderosa Miramax, com recursos especiais bem melhores, o roteiro era o grande nó destes filmes.
Diferente dos demais filmes slasher de sucesso, como Halloween ou Sexta-Feira 13, em Hellraiser não há um serial killer perseguindo mocinhas e mocinhos indefesos, provocando uma carnificina, mas há uma convocação das entidades do inferno, os cenobitas, que chegam para levar a alma de quem abriu o cubo mágico. Esta premissa é uma faca de dois gumes, pois dá margem para os roteiros não precisarem de manter os mesmos personagens de histórias anteriores, bastando partir de um cubo e a convocação dos cenobitas, especialmente Pinhead. Por outro lado, também dá margem para histórias ruins, mal escritas, que não levam a nada, caindo em descrédito para quem curte o gênero. Nesta franquia, Pinhead chegou, inclusive, a aparecer, no futuro, em uma estação espacial.
Como curiosidade, Henry Cavill, o Super Homem e Geralt of Rivia (The Witcher), é um dos mocinhos assassinados no oitavo filme da franquia.
O décimo filme é muito desagradável visualmente, com cenas que beiram a escatologia. São grosseiras, asquerosas, nojentas e desnecessárias.
Está previsto um décimo primeiro filme para 2022. Sinal de que, mesmo tendo notas baixíssimas em plataformas como Rotten Tomatoes e IMDb, Hellraiser ainda atrai um grande e fiel público.
Vi em várias plataformas, pois a franquia está espalhada, não tendo todos os filmes em um único serviço de streaming.
Nenhum comentário:
Postar um comentário