Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de junho de 2010

FAXINA GERAL

Esta semana toda dediquei à arrumação de estantes e guarda-roupas de minha casa durante o tempo em que estava livre. Cheguei nesta sexta-feira com a sensação de dever cumprido, mas também tendo constatado, pela milionésima vez, o quanto de tranqueira tenho a capacidade de guardar. São coisas que comprei pelo fato de comprar e que nunca foram utilizadas. Fora livros, discos, revistas e filmes que venho comprando aos borbotões. Sempre algumas lições ficam, sabendo que com algumas delas vou novamente me defrontar em um futuro próximo. Parar de comprar? Creio que não consigo. Sou consumidor voraz, sou colecionador. Mas tirei algumas conclusões:

01) Revistas - ler e passar para frente. A probabilidade de abrir uma revista já lida é perto de zero, principalmente em tempos de informação aos borbotões na internet.

02) Discos (ainda falo discos, embora o correto seria cd?) - não tenho mais espaço físico para guardar. Todos já estão digitalizados com todas as músicas em meu iPod, além de um back up em HD externo. Decidi digitalizar todas as capas para arquivar junto com as músicas, fazendo discos virtuais em pastas separadas por cantor/cantora. Vai ser um trabalho demorado, com certeza. Quando terminar, vou selecionar apenas os cantores/cantoras que gosto muito e desfazer dos demais discos. Pode ser que eu venda para um sebo, que eu faça uma espécie de bazar musical ou mesmo doe parte deles. Decidirei quando terminar o trabalho com as capas.

03) Livros - ler e passar para frente, pelos mesmos motivos apontados para as revistas. Em Brasília, além de bibliotecas públicas, posso doar para o T-Bone Açougue Cultural, que mantém um projeto de empréstimo gratuito de livros, incluindo prateleiras espalhadas pelas paradas de ônibus da Asa Norte.

04) Filmes - meu xodó. Não tem como me desfazer da minha coleção, que hoje possui 2.378 filmes. Todos catalogados e arrumados em ordem alfabética nas estantes. Lugar para eles está difícil, mas sei que continuarei comprando, especialmente os filmes brasileiros.

05) Fotos antigas - da época pré-máquinas digitais. Tenho muitas e não há espaço para guardá-las em casa. Vou consultar um serviço de digitalização semi-profissional para ver o orçamento. Com este valor nas mãos, decidirei se o melhor é digitalizar, fazer um back up e me defazer das fotos eternamente guardadas em álbuns e caixas que raramente são mexidas.

06) Roupas e sapatos - com exceção das roupas específicas de frio, toda roupa que fica no guarda-roupa por um ano sem usar, a probabilidade de eu tornar a vestí-la é quase nula. Assim, vou selecionar as peças que ibernam em meu armário para fazer uma doação aos necessitados.

Aproveitei para tirar das gavetas e caixas várias fotos, posters e afins ligados ao mundo do cinema. Mandei fazer quadros para colocar nos espaços que ainda restam nas paredes do quarto de televisão.

Como podem notar, a faxina foi geral.

8 comentários:

  1. Noel,
    Estou eternamente na sua fila de doações, principalmente de filmes, livros e discos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vc está salvo. Apesar do colecionismo vc não parece sofrer cronicamente da Síndrome de Diorgenes, pois consegue descartar as coisas. Quanto as fotos, nada melhor do que digitalizá-las. Não criam traças e nem perdem as cores com o passar do tempo ;)

    ResponderExcluir
  3. Pek,

    Para não fugir aos costumes, e sendo pelo eterno amigo em primeiro lugar na fila de discos, filmes e livros, acabei de postar uma caixa pelo Correio para sua casa. Creio que você gostará.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Pedro,

    Já fiz terapia há alguns anos para conseguir me desfazer das coisas materiais. Consigo desfazer sem muita complicação. Estou pensando seriamente na digitalização das minhas fotos antigas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oba!!!
    Vou aguardar com ansiedade.
    Mas desde já agradeço muitíssimo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Noel,éra isso que eu procurava,pessoa como voce,pois sou assim,quero me libertar desta compra excessiva,estou ficando louca,não tenho espaço mais,minha casa é cheia apertada,escura,enfim dificil de arrumar até uma faxineira,mas não encontro cora~gem nem como fazer esta oganização,me livrar das coisas que não uso.enfim preciso de ajuda psicologica?qual decisão a tomar,que fazer,pode me ajudar nesse processo?

    ResponderExcluir
  7. Basta ter força de vontade. Imaginar quantas vezes se usa o que compramos é essencial. Ficar muito tempo sem utilização é sinal de nunca mais faremos uso do objeto comprado há séculos atrás. Desapego material é importante. Investir em viagens e cultura é mais interessante.
    Abraços e força, sempre!

    ResponderExcluir