Pesquisar este blog

domingo, 7 de setembro de 2014

VINO PARA ROBAR

Vino para Robar, uma produção argentina de 2013, foi mais um filme da Mostra Competitiva do III Festival Internacional de Cinema de Brasília - III BIFF que consegui ver no Cine Brasília. Dirigido por Ariel Winograd, o filme tem no elenco Daniel Hendler (Sebastian) e Valeria Bertuccelli (Natalia).
É uma deliciosa comédia sobre ladrões de obras de arte que passam a perna um no outro até se virem envolvidos em um mesmo problema, tendo que trabalhar em conjunto para roubar uma única garrafa de um vinho tinto elaborado com a casta malbec em Bordeaux, safra 1845, que está guardada no cofre de um banco em Mendoza, Argentina.
As reviravoltas que o roteiro apresenta conferem ao filme uma dinâmica especial, com claras referências a filmes de ação com toques de comédia do cinema produzido em Hollywood, mas com características bem latinas. Mas o melhor de tudo são as críticas veladas aos chamados "enochatos". Tais críticas vem das atitudes do casal central da trama. Há uma cena ótima no qual o pai de Natalia, um produtor de vinhos de Mendoza, entrega uma taça com um de seus vinhos para Sebastian, perguntando-o o aroma que ele sente. Ele leva a taça perto de seu nariz e responde com a maior cara de entendido: aroma de vinho! A cena final, que não contarei aqui, também é uma alusão às atitudes dos tais enochatos.
A escolha dos atores para o casal de protagonistas é perfeita. Tanto Hendler quanto Bertuccelli transmitem ao público o ar de cafajestes de seus personagens de forma segura, leve e humorada.
Não é filme para ganhar prêmios em uma mostra tão repleta de roteiros densos, de reflexões profundas sobre tradições e sobre comportamentos, mas cumpre a função de entreter e muito bem. Como escrevi no início, achei a comédia deliciosa. Ri bastante. Gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário