Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2014

EU VOU TIRAR VOCÊ DESTE LUGAR - AS CANÇÕES DE ODAIR JOSÉ

Depois que completei 50 anos, fiquei mais solto. Algumas coisas que guardava comigo, pude revelar, sem medo de patrulhas que eram comuns quando estava na adolescência ou na faculdade. Uma delas é que sempre fui fã de Odair José. Ouvia rádio AM e sabia alguns dos seus sucessos de cor, mas nunca comprei discos dele. Quando li que um musical com as canções de Odair José estava sendo em montado em Brasília, fiquei curioso e ansioso para ver esta montagem. Este espetáculo, enfim, estreou no Teatro I do CCBB de Brasília no último dia 08 de maio, quando eu estava em viagem de trabalho fora do país. Assim que vi no Facebook, no perfil do Sérgio Maggio, que assina o roteiro e a direção, que o musical entrara em cartaz, corri para o computador para comprar o ingresso. Estava em Timor Leste, do outro lado do mundo. Só tinha um dia possível para eu conferir o musical: quinta-feira, dia 15 de maio, pois eu tinha outra viagem, desta feita de férias, a partir de 16 e maio. Consegui ingresso para o dia que queria. Fui com minha amiga Diana. O teatro recebeu um ótimo público, mas não ficou completamente lotado. Com dez minutos de atraso, as cortinas se abriram. Antes um anúncio informou que não se tratava de um musical sobre a vida de Odair José, anúncio que se repetiu após os aplausos finais, mas sim inspirado em suas canções. Todo o elenco e a banda, formada por quatro músicos, participam da primeira cena, cantando Vida que Não Para. Maria Alcina, cantora que fez enorme sucesso nos anos setenta no Brasil, é a atriz convidada do musical Eu Vou Tirar Você Deste Lugar - As Canções de Odair José. São quase duas horas de espetáculo, sem intervalo. Sérgio Maggio volta a habitar seus personagens em torno de um bordel/cabaré, como fez em sua peça anterior. Mas agora, a leveza dá o tom do espetáculo, diferente da anterior, onde os dramas pessoais de quatro prostitutas eram o mote da peça. Eu Vou Tirar Você Deste Lugar, uma história sem data precisa, mas com forte pegada de anos setenta, se passa em São Paulo. Um jovem estudante de direito quer seguir a carreira de cantor, mas seu pai o quer formado como advogado. Conflitos de geração separam os dois. Enquanto o jovem Matias (Luiz Felipe Ferreira) tenta se estabelecer como cantor, o pai, vivido por Jones de Abreu, vai atrás de Madame China (Maria Alcina), uma antiga prostituta que herdou as joias de uma cortesã famosa na noite paulistana no início do Século XX. Madame China está voltando aos negócios, tendo sua empregada como a grande atração do seu novo bordel. A empregada, personagem e público das músicas de Odair José, é interpretada magistralmente por Gabriela Correa. Outro destaque no musical é o ator Rodrigo Mármore, que conquista o público com sua performance para Jimmy, que beira a caricatura, mas excelente de qualquer forma, principal amigo de Matias. Claro que o vocal poderoso e grave de Maria Alcina chama a atenção e se destaca em relação aos demais do elenco, principalmente quando ela canta com outra pessoa em cena. E ela se mostra livre e solta, com ótimas tiradas gestuais ao longo do espetáculo. Alguns atores tem pouco alcance da voz, mas com um providencial coro, as músicas são bem executadas. O que prejudicou um pouco, pelo menos na noite de quinta-feira, foi o volume dos instrumentos musicais. Ele estava mais alto do que o dos microfones das vozes dos cantores, o que dificultou, algumas vezes, a entender o que eles cantavam. Quanto ao roteiro, é primoroso. Maggio consegue enlaçar os sucessos de Odair José de uma forma tão natural com a trama, que fica parecendo que aquelas canções foram feitas desde sempre para as cenas que se passam em frente aos nossos olhos. Duas dezenas das músicas de Odair José pontuam o musical. Eu só não conhecia uma delas, o que mostra que realmente eu sou um fã e que elas tocaram muito nas rádios quando lançadas. Dá até vontade de cantar junto com os atores, mas me contive, para não atrapalhar quem estava perto de mim, pois não tenho nenhuma aptidão para ser cantor. Canções como Essa Noite Você Vai Ter Que Ser Minha, Cadê Você, Foi Tudo Culpa do Amor, Eu Vou Tirar Você Desse Lugar, Uma Lágrima, entre outras, fazem parte do espetáculo e foram responsáveis por colocar vários sorrisos nos rostos de quem teve a oportunidade de estar no teatro naquela noite. O musical acaba de forma alegre, para cima, com uma interessante mescla das canções A Noite Mais Linda do Mundo e Pare de Tomar A Pílula. Parabéns ao elenco e a Sérgio Maggio por nos presentear com ótimo musical, que mostra ao público que a música popular é sempre sucesso, atingindo um número enorme de pessoas. Vale a pena assistir. Para quem quiser ver, o musical fica em cartaz até o dia 01º de junho de 2014.

artes cênicas
musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário