A Crônica Francesa (The French Dispatch), 2021, 107 minutos.
Dirigido por Wes Anderson, que contou, como em todos os seus filmes, com um elenco espetacular, alguns deles em aparições curtíssimas: Tilda Swinton, Léa Seydoux, Benicio Del Toro, Adrien Brody, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Jeffrey Wright, Bill Murray, Mathieu Amalric , Cécile de France, Owen Wilson, Steve Park, Willen Dafoe, Elizabeth Moss, entre outros.
São três histórias escritas para o fictício diário The French Dispatch, além de um obituário.
As histórias são filmadas em preto e branco e não têm relação entre si, enquanto as cenas fora das histórias são coloridas.
A primeira é sobre um presidiário que se torna um artista plástico famoso; a segunda sobre um levante de um grupo de estudantes; enquanto a terceira discorre sobre um chef de cozinha que serve um comissário de polícia, que tem seu filho sequestrado, gerando uma perseguição digna dos filmes noir. Tilda Swinton é a "escritora" da primeira parte; Frances McDormand da segunda, e Jeffrey Wrigth da terceira.
As cores utilizadas são fortes, com uma cenografia sensacional, bem característica dos filmes de Anderson. Tudo muito nem angulado, com simetrias geométricas. O diretor também utiliza do recurso de cartoon para contar parte da terceira história.
Deliciosa comédia, com elenco afinadíssimo, que tem ganhado alguns prêmios de roteiro original e de elenco.
Vi, em 26/12/2021, na plataforma Stremio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário