Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

CASA GUCCI (HOUSE OF GUCCI)

Casa Gucci (House of Gucci), 2021, 158 minutos.

Dirigido por Ridley Scott, que contou com um fabuloso elenco: Lady Gaga (Patrizia Reggiani), Adam Driver (Maurizio Gucci), Al Pacino (Aldo Gucci), Jeremy Irons (Rodolfo Gucci), Jared Letho (Paolo Gucci), Salma Hayek (Pina), Jack Huston (Domenico De Sole) e Camille Cottin (Paola Franchi).

No início dos anos 2000, eu li o livro Casa Gucci - Uma história de glamour, ganância, loucura e morte, escrito por Sara Gay Forden, tendo gostado muito da narrativa. Ao tomar conhecimento que o livro seria adaptado para a telona, fiquei empolgado, ainda mais depois que vi o elenco confirmado. Minhas expectativas ficaram enormes.

Depois de muito relutar em ir ao cinema, pois ainda evito aglomerações, venci meu receio e fui ao Cine Una Belas Artes, sessão de quinta-feira, às 17:30 horas, pagando pelo ingresso o valor de R$ 30,00 (inteira). A sala de projeção estava bem vazia. Nem dez pessoas assistiram ao filme naquele horário.

O filme me decepcionou. É longo demais, mas deixa enormes lacunas da vida de Patrizia Reggiani. Por exemplo, não há nem menção à Allegra, a segunda filha do casal Patrizia/Maurízio. Para quem não conhece a história, ficou parecendo que os dois somente tiveram Alesandra como filha. Também ignoram totalmente o tumor cerebral que fez com que Patrizia fosse para mesa de cirurgia poucos anos antes do assassinato (a defesa alegou problemas psíquicos consequentes do tumor no julgamento, mas este fato não foi aceito pelo tribunal do júri).

Outro lado decepcionante é a forma como mostram a evolução de Maurizio em seu relacionamento com Patrizia. De um homem apaixonado e seguidor dos conselhos e ideias de sua esposa, do nada ele passa a ignorá-la. Não há um ponto de inflexão para mostrar esta alteração de comportamento no filme. Para quem leu o livro, sabe que ele começou a ir para baladas e sair com modelos.

As performances são muito ruins, especialmente a de Jared Letho, que está over, com falsetes e trejeitos horríveis. Adam Driver está apático, duro, bem diferente dos outros dois filmes que estrelou em 2021 (Annette e O Último Duelo). Lady Gaga está histriônica, com um sotaque horroroso. Outra com um péssimo sotaque é Salma Hayek. Al Pacino também não está bem. Talvez os melhores em suas performances são Jeremy Irons e Camille Cottin, ambos com participações bem reduzidas no filme.

Para não só dizer daquilo que não gostei, destaco o figurino e a direção de arte, com ótima reconstituição de época, especialmente mobiliário.

Quanto a Ridley Scott, prefiro quando ele dirige ficção científica ou filme histórico, como O Último Duelo, também de 2021, muito superior a Casa Gucci, embora menos badalado.

Vi, em 23/12/2021, no Cine Una Belas Artes, Belo Horizonte, MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário