Pesquisar este blog

domingo, 5 de dezembro de 2021

O ÚLTIMO DUELO (THE LAST DUEL)

O Último Duelo (The Last Duel), 2021, 152 minutos.

Direção de Ridley Scott, contando no elenco com Matt Damon (Jean de Carrouges), Adam Driver (Jacques Le Gris), Jodie Comer (Marguerite de Carrouges) e Ben Affleck (Pierre D'Alençon).

Filme baseado em livro de Eric Jager, que é baseado em fatos reais, com roteiro assinado por Nicole Holofcener, Ben Affleck e Matt Damonn (os dois voltam a assinar juntos um roteiro depois de anos). A produção, entre outros, é de Ridley Scott, Ben Affleck e Matt Damon.

A trama se passa na Idade Média, Século XIV, tendo como mote o último julgamento com duelo até a morte na França (daí vem o título), sob o reinado de Charles VI, que é caracterizado como um idiota. A história é sobre um estupro. Mas temos a mesma história contada a partir da perspectiva dos três envolvidos: Jean de Carrouges, um cavaleiro fiel ao rei, mas em bancarrota financeira, que se casa para ganhar o dote e ter um herdeiro, Jacques Le Gris, seu antigo amigo, lutando juntos em batalhas, que tornou-se desafeto, sendo o principal conselheiro do Conde Pierre d'Alençon, e Marguerite de Carrouges, a esposa de Jean.

A primeira cena nos indica que o filme terminará em um duelo, para então começar as três visões do estupro.

Após sabermos os três aspectos do estupro, a trama nos coloca como participantes do julgamento, gerando dúvidas e mais dúvidas, embora a minha torcida já estivesse definida. Um julgamento no qual a igreja católica é dominante, e o Rei Charles VI define que a verdade será revelada, por vontade divina, no resultado da luta final.

O duelo é muito bem filmado, com cenas que parecem reais, tanto na parte em que os duelistas estão ainda nos cavalos, quanto nas lutas entre os dois em terra.

Na história, estamos nos anos 1300, mas a questão da posição da mulher na sociedade pode ser trazida para os nossos dias, pois como naquela época, ainda temos mulheres como propriedades dos homens, e há muita gente que culpa uma mulher por ter sofrido um estupro. No filme, o crime de estupro não é contra a mulher, mas sim contra a propriedade do marido.

O Último Duelo diverte, mas também nos leva a refletir.

O trio central da trama - Damon, Driver e Comer - entrega performances muito boas. Driver está presente em três filmes com potenciais de premiações em relação a 2021 (Annette, O Último Duelo e Casa Gucci). Comer deixa de lado o jeito moleca perversa de Killing Eve para entregar uma mulher doce, mas decidida neste filme de Scott (que também aparece duas vezes nos possíveis indicados para as premiações - O Último Duelo e Casa Gucci).

Um detalhe que não gostei: os penteados são horríveis. Damon aparece com um cabelo igual a Chitãozinho & Xororó, Affleck está com um cabelo super louro, e os penteados de Comer para as suas aparições públicas são bem caricatos.

Vi, em 04/12/2021, no Stremio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário