A Fuga (Flee), 2021, 90 minutos. Dirigido por Jonas Poher Rasmussen.
Flee é um documentário. Flee é uma animação. Flee é um grande filme.
Conta a história real de um refugiado afegão que vive na Dinamarca.
Em forma de animação, seguimos a história de persistência, determinação, tristezas, frustrações de Amin e sua família, desde sua infância em Cabul, quando gostava de brincar na rua trajado com os vestidos de sua irmã, passando pela prisão política e desaparecimento do pai, pelo refúgio da família na Rússia, onde sofreram com a corrupção policial, com as tentativas de sair da Rússia usando o serviço pago de coiotes, até sua chegada, sozinho, adolescente, em Copenhagen, onde é acolhido pela assistência social.
Amin conta sua história "secreta" ao longo das filmagens, como se estivesse em um consultório de um psicólogo. Tudo isso em momento anterior ao seu casamento com Kaspar.
Ele consegue estudar, se vê livre para viver sua vida, inclusive em relação à sua homossexualidade, se tornando um profissional bem sucedido e respeitado.
Amin sempre esteve fugindo: fuga do Afeganistão para a Rússia como refugiado, fuga da Rússia, um país onde não tem como conseguir ter uma vida digna, fuga de um sistema controlador (Afeganistão), fuga de um sistema policial corrupto (Rússia) , fuga de seus medos, fuga de sua sexualidade, até que encontra a paz ao decidir relatar no documentário a sua verdadeira história de vida, que sempre guardou contigo.
O documentário faz crescer, em quem está o assistindo, um complexo mix de sentimentos: raiva, tristeza, frustração, solidariedade, compaixão, felicidade e amor.
Necessário.
Vi, em 24/12/2021, na plataforma Stremio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário