Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

BELFAST

Belfast, 2021, 98 minutos.

Escrito e dirigido por Kenneth Branagh. Estrelado por Jude Hill (Buddy), Catriona Balfe (Mãe), Jamie Dornan (Pai), Judi Dench (Avó), Ciarán Hinds (Pop).

Rodado em preto e branco, o filme se passa em 1969, na cidade de Belfast, Irlanda, no início da fervente guerra religiosa entre protestantes e católicos. No meio dessa confusão, uma família protestante vive em uma rua onde moram várias famílias católicas. Esta família é o n
úcleo do roteiro, com destaque para o garoto Buddy, interpretado lindamente pelo estreante Jude Hill.

Branagh traz suas memórias da infância em Belfast para a telona, que transborda emoção. Quem me conhece sabe que, com raríssimas exceções, não curto filmes com protagonistas crianças. Mas Belfast entra na exceção. Não há como não se envolver com a vida de Buddy, seus esforços nos estudos, primeiro amor, convivência com pais, avós, vizinhos, colegas de escola.

A sua vida flui, apesar de certas dúvidas e receios (o medo de se mudar de Belfast, de não conseguir se relacionar com outras pessoas longe de Belfast), com muita alegria de viver. Na medida que o filme evolui, referências da infância aparecem em cena, como um livro de Agatha Christie, um brinquedo dos Thunderbirds, carrinhos Matchbox, e muita referência audiovisual, seja na televisão da família ou na sala de cinema: o seriado clássico Jornada nas Estrelas; o filme Mil Séculos Antes de Cristo (One Million Years B.C.), estrelado por Rachel Welch; ou o cowboy símbolo máximo da virilidade no cinema, John Wayne;entre outros. Também há momento para relembrar Ginger Rogers e Fred Astaire, em uma dancinha dos pais de Buddy na rua em frente à casa deles.

Trilha sonora muito bem escolhida. Fotografia bem concebida por Haris Zambarloukos, com tomadas em claro/escuro que fortalecem as cenas.

Até o momento em que vi Belfast, o filme já tinha arrebatado vários prêmios, entre eles:

1. Escolha do Público - Festival de Toronto.

2. Filme e roteiro original - Washington DC Area Film Critics Awards.

3. 10 melhores filmes do ano African American Film Critics Awards.

4. Top 10 filmes do ano - New York Film Critics Online Awards.

5. Filme, direção, ator coadjuvante (Ciaran Hinds), roteiro original, jovem ator (Jude Hill) e 10 melhores filmes do ano - Phoenix Film Critics Society Awards.

6. Filme, roteiro original e jovem ator (Jude Hill) - Las Vegas Film Critics Society Awards.

Vi, em 22/12/2021, na plataforma Stremio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário