Pesquisar este blog

sábado, 4 de dezembro de 2021

DUNA (DUNE)

Duna (Dune), 2021, 155 minutos. Adaptação do livro de ficção científica de Frank Herbert, que já tinha sido adaptado para o cinema em 1984, com direção de David Lynch, cuja versão foi execrada pela crítica, sendo fracasso de bilheteria. Nesta nova versão que chegou aos cinemas em 2021, a direção é de Denis Villeneuve, experiente em ficção científica, tendo um super elenco a seu dispor: Timothée Chalamet (Paul Atreides), Rebecca Ferguson (Jessica Atreides), Zendaya (Chaní), Oscar Isaac (Leto Atreides), Jason Momoa (Duncan Idaho), Stellan Skarsgard (Barão), Josh Brolin (Gurney), Chang Chen (Dr. Yueh), Sharon Duncan-Brewster (Dra. Liet Kynes), Dave Bautista (Rabban), Charlotte Rampling (Mãe Mohiam) e Javier Bardem (Stilgar).

Logo no início do filme, sabemos que a história não acaba, pois aparece no letreiro "Parte Um". O planeta Arrakis é desértico, mas é o único que produz especiarias para todo o universo. Seus habitantes convivem com a areia, com o calor, com vermes enormes que vivem debaixo das areias escaldantes, além de estarem sempre em luta com os homens do Imperium, que dominam o planeta e a produção das especiarias. A Casa Artreides é nomeada a nova administradora de Arrakis, para onde se muda toda a família e seu séquito. Jessica e Leto são casados, tendo como único filho Paul, que vai sendo treinado pela mãe na arte do domínio das pessoas com força do pensamento e pelo pai na arte das lutas para ser seu sucessor. Ele tem sonhos premonitórios, sabe ler a mente das pessoas, descobrindo seus passados, e nunca matou ninguém. Os Atreides sofrem um golpe e praticamente são dizimados, restando a Paul e sua mãe buscar os habitantes de Arrakis para fazer uma aliança.

Seitas secretas, fanáticos religiosos (os habitantes de Arrakis acreditam na chegada de um prometido), conspirações políticas, muitas naves em guerra como em Star Wars, efeitos especiais magníficos, lutas super coreografas, mas um tanto quanto confuso e cansativo pela longa duração.

Javier Barden e Zendaya têm participação bem pequena, mas importante, sinalizando que na Parte Dois seus personagens terão mais relevância para a história. Agora é aguardar para ver se o roteiro confuso desta primeira parte tenha melhores esclarecimentos na parte ou partes seguintes, já que li que teriam mais dois filmes para completar a saga.

Vi, em 03/12/2021, na HBO Max.

Nenhum comentário:

Postar um comentário