Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

O ESPIÃO INGLÊS (THE COURIER)

O Espião Inglês (The Courier), 2020, 112 minutos.

Dirigido por Dominic Cooke, estrelado por Benedict Cumberbatch (Greville), Merab Ninidze (Oleg) e Rachel Brosnahan (Emily).

A trama se passa no auge da Guerra Fria entre Estados Unidos e a então União Soviética. Greville, um empresário industrial, é abordado por diplomatas ingleses/americanos para ir a Moscou e se aproximar do informante soviético Oleg, que era militar, sendo uma espécie de correio entre Moscou e Londres (olha aí o motivo do título original), levando fotos de documentos secretos dos soviéticos que indicavam uma guerra nuclear. Greville aceita, torna-se amigo de Oleg, entra numa fria, é preso, torturado na cadeia, mas fica firme no seu intuito de proteger o amigo, que também é preso, e nada revelar sobre o que ele transportava.

Filme de espionagem, baseado em fatos reais (o verdadeiro Greville aparece no final da projeção), com ótimo figurino. A fotografia é um caso à parte, pois revela toda a tensão que vivia Greville quando estava em Moscou. Nestes cenários moscovitas, o diretor de fotografia usou tonalidades amareladas, dando um ar de filme policial dos anos 1940/1950, mas sem chegar a ser um "noir", mas carregado de tensão. Quando a KGB entra em cena, o filme quase se torna preto e branco, aí sim, resvalando no clima noir.

Gosto muito do ator Cumberbatch. Neste filme ele é super convincente, com momentos de tensão, de emoção, de desespero, de firmeza. Uma interpretação com olhos e expressões faciais.

Vi, em 30/11/2021, no Amazon Prime Vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário