Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

ENCONTROS (ENCOUNTER)

Encontros (Encounter), 2021, 108 minutos.

Direção de Michael Pearce, estrelado por Riz Ahmed (Malik), Lucian-River Chauhan (Jay), Aditya Geddada (Bobby) e Octavia Spencer (Hattie).

O filme é uma mistura de ficção científica, suspense e drama, embora nem todos os gêneros aconteçam ao mesmo tempo.

A abertura de Encontros é sensacional, bem ao estilo dos documentários de ciências do Discovery ou do National Geographic. Mostra um asteróide caindo na Terra. Dele saem microrganismos que entram na cadeia alimentar de insetos até chegar em um mosquito que, por sua vez, pica um homem, dentro de quem o microrganismo se multiplica, fazendo da raça humana seu hospedeiro, mas alterando o humor de quem está infectado. As imagens tamanho gigante dessa cadeia alimentar é maravilhosa.

Malik é um ex-combatente de guerra que entra em uma desesperada missão para salvar seus filhos dos microrganismos. Os filhos vivem com sua ex-mulher e o atual marido.

Depois de uns quarenta minutos de filme, há reviravoltas imensas no roteiro, passando de ficção científica para um suspense com roupagem de drama bem pesado.

Ao tentar fazer esse plot twist, o diretor brecou um bom argumento para cair em um lugar comum dramático que já vimos centenas de vezes nos cinemas. Inclusive com possibilidade de se prever o final muito antes de chegarmos ao fim da projeção.

Mesmo com a presença de dois grandes atores, Riz Ahmed e Octavia Spencer, a parte do drama não alça voos.

Destaque para o jovem ator Lucian-River Chauhan que não se intimida ao contracenar com Ahmed. Ele consegue passar para o expectador toda a angústia, medos e dúvidas que vai adquirindo na jornada com seu pai e seu irmão menor.

Vi, em 25/12/2021, no Amazon Prime Vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário