Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

GASTRONOMIA NA CIDADE DA PRAIA (CABO VERDE) - TIA IRENE



Endereço: Rua da Felicidade, s/nº, Achada de Santo Antônio, Cidade da Praia, Cabo Verde.

Especialidade: culinária caboverdiana, com predominância de peixes e frutos do mar.

Ambiente: fica em loja no térreo de um edifício alaranjado, ao lado do Supermercado Felicidade. Há uma espécie de varanda em uma invasão na calçada, toda fechada, onde as mesas são de plástico, e um salão interno, com cadeiras em vime, mesas cobertas com toalhas, um bar ao fundo, um console ao centro e uma televisão ligada em canal esportivo transmitindo jogos de futebol de times portugueses. Na parede há quadros coloridos de artistas locais.





Serviço: esforçado, mas longe de ser profissional. Não houve demora no atendimento da mesa, nem para tirar os pedidos, nem na chegada dos pratos. O chef Carlos é uma simpatia em pessoa. Divertido, foi à mesa para ver se tudo esteve do nosso agrado e ainda ofereceu uma dose de licor de amêndoas amargas como cortesia ao final do jantar. Além dos pratos do cardápio, há sempre uma sugestão do dia, geralmente prato com algum pescado fresco.

Quando fui: jantar do dia 16 de abril de 2012. Repeti a dose no jantar do dia 18 de abril de 2012. Em ambas as ocasiões éramos dez pessoas.

O que bebi: no primeiro jantar experimentei o vinho branco do Fogo, produzido em uma das ilhas que fazem parte do país, a Ilha do Fogo. Para acompanhar, água sem gás Trindade. O vinho me surpreendeu (e olha que não sou apreciador de vinho branco!), pois é leve, refrescante, foi servido na temperatura ideal e harmonizou otimamente com o peixe grelhado que pedi. A água é produzida na Ilha de Santiago, sendo bem leve. O curioso é que sempre é servida em garrafas de 1,5 litro nos restaurantes. No segundo jantar, estava com leve dor de cabeça, motivo pelo qual só bebi uma garrafa de Coca Cola. Há muito não bebia refrigerante normal. Tinha até me esquecido do sabor. É difícil encontrar as versões light e zero dos refrigerantes em Cabo Verde. Nas duas noites finalizei o jantar com um chá de erva cidreira, além de beber uma dose do licor de amêndoas amargas oferecido pelo chef e proprietário do restaurante.

O que comi: compartilhamos nas duas noites as entradas da casa: um cesto com pão francês cortado em rodelas e torradas levemente salgadas (uma delícia, por sinal), além de um prato com azeitonas verdes e queijo branco em cubos com um fio de azeite português extra virgem. Nos dois jantares pedi a sugestão do dia. Na primeira noite, um filé de peixe serra grelhado com um molho de cebolas e pimentões cozidos, acompanhado de purê de batatas temperado com salsinha. Fiquei fã deste peixe. Carne branca, macia, com sabor marcante. Ele ficou ainda melhor com as cebolas. O purê de batatas estava bem diferente do que costumo comer. Tinha menos leite e menos manteiga, sobressaindo o sabor das batatas e da salsinha. Gostei muito. A sugestão do dia no segundo jantar era um carril de atum com camarões fritos, acompanhado de legumes sortidos cozidos. Perguntei o que era carril, obtendo a resposta de ser o nosso conhecido curry. Como tenho dificuldades na digestão deste tempero, pedi o prato sem o molho, o que fui prontamente atendido. A fama do atum do mar de Cabo Verde é grande, tanto o fresco quanto o enlatado, e pude comprovar isto ao saborear este prato. A cor do peixe é diferente do que estamos acostumados a comer no Brasil, menos vermelha, mas a textura da carne é muito macia e o sabor é fantástico. Aliado ao tempero utilizado no preparo do prato, ficou maravilhoso. Achei que meu pedido foi acertado, pois o prato original vem com um espesso molho curry que, segundo os que o experimentaram, sufocou o sabor do peixe. Entre os legumes, destaco a mandioca cozida e, embora não sendo legume, a banana verde, também cozida. Embora só tenha experimentado um pouquinho do prato, destaco ainda a cataplana de mariscos que minhas colegas dividiram. Além de ter uma apresentação muito bonita, seu aroma e sabor são especiais. 



peixe serra grelhado


atum com camarões fritos


a versão original do prato da foto acima: carril de atum com camarões fritos


cataplana de mariscos

Quanto paguei: 2.000$00 (€ 20).

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * 1/2. Não só fui duas vezes, como também o indiquei para um colega de trabalho que chegou na Cidade da Praia enquanto eu estava lá.

Gastronomia Cidade da Praia (Cabo Verde)
turismo

2 comentários:

  1. Achei riquíssimo seu blog, ótimas vivências, um guia de coisas boas.

    ResponderExcluir
  2. Marinalva,

    Que bom que gostou. Espero vê-la por aqui mais vezes.

    Um abraço.

    ResponderExcluir