Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2012

FILÉ DE OURO - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)


Endereço: Rua Jardim Botânico, 731, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: carnes.

Ambiente: fica em uma casa na movimentada Rua Jardim Botânico, bem próximo da entrada principal do famoso jardim público carioca. A casa, pintada em amarelo claro por fora, é pequena, acomodando pouco mais do que quarenta pessoas sentadas. Como é concorrido, uma fila de espera sempre está na porta, com pessoas em pé na calçada ou acomodadas em pequenas mesas de plástico brancas em um local ao lado da entrada do restaurante. Dentro predomina a madeira e pedras cinzas na decoração, com destaque para escudo do Botafogo e folhagens artificiais nas penduradas nas janelas, que estão sempre fechadas por causa do ar condicionado.




Serviço: informal, como em um botequim. Os garçons são atenciosos e gostam de uma brincadeira, mas sem perturbar a clientela. Os pratos chegam rápido à mesa, especialmente se o pedido for o filé a Oswaldo Aranha, principal item do cardápio e quem tem mais saída.

Quando fui: almoço do dia 07 de abril de 2012, sábado. Éramos sete.

O que bebi: comecei com uma caipirosca de lima, sem açúcar. Deixei de lado, pois não gostei. O forte da casa é o chopp, bebida que não gosto. Passei para uma Coca Cola Zero e finalizei o almoço com um café expresso, muito forte, por sinal.



O que comi: pedi o prato mais famoso do local, ou seja, um filé a Oswaldo Aranha, com bastante alho crocante, acompanhado de arroz branco, feijão preto, farofa de ovos e batatas fritas na forma de chips, bem sequinhas. O filé sozinho já é perfeito. Veio no ponto que pedi, rosadinho por dentro, alto. As batatas estavam sensacionais. Não pedi sobremesa.


filé a Oswaldo Aranha


Quanto paguei: R$ 88,00; valor individual.


A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * * Ícone da baixa gastronomia carioca. Valeu ter conhecido e apreciado o filé. Vale uma visita.

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário