Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

BAZZAR IPANEMA - GASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO (RJ)


Endereço: Rua Barão da Torre, 538, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ.

Especialidade: culinária variada.

Ambiente: fica em uma casa em Ipanema, com varanda externa, em rua arborizada, o que protege as mesas do sol. Logo na entrada, um pequeno empório com os produtos feitos pela rede Bazzar, presente também dentro das unidades da Livraria da Travessa. O salão principal é amplo, com as mesas ao fundo mais iluminadas, pois ficam em uma área com pé direito alto e teto de vidro. Um grande espelho enfeita e dá a sensação de que o ambiente é maior, especialmente no local do salão onde o teto é baixo. Ficamos em mesa neste local.

Serviço: antes de sair, ligamos e fizemos reserva para nove pessoas. Demoramos quinze minutos para chegar. Nossa mesa já estava pronta. Rapidamente um garçom nos atendeu, tirando os pedidos das bebidas. Atendimento eficiente, embora os pratos tenham demorado muito para chegar à mesa, talvez pelo fato de o restaurante estar bem cheio (era feriado) e nossa mesa ser grande.

Quando fui: almoço do dia 06 de abril de 2012, sexta-feria, feriado de Sexta-Feira da Paixão. Éramos nove.

O que bebi: uma lata de água tônica Schweppes, apenas com gelo no copo. Finalizei com um café expresso.

O que comi: aceitamos o couvert da casa, com pães variados feitos no local. Entre os pães, escolhi uma focaccia de ervas e um ciabatta. Acompanhou os pães um potinho individual de manteiga com funghi, além de dois tipos de azeite derramados em um pratinho. Os pães são fresquinhos, repostos a todo instante. Foi preciso pedir para parar de passar a cesta, pois do contrário, não aguentaria comer o prato principal. Mesmo sendo sexta-feira, quando a maioria dos cristãos não come carne, escolhi um peito de pato grelhado, acompanhado de banana da terra frtia cortada em rodelas, cebolas empanadas fritas, couve crocante e um bolo de batata baroa. Um espesso molho adocicado completou o prato, que tem bonita apresentação, onde os ingredientes fritos vem em um copo de vidro, evitando, assim, que o molho tire a crocância das frituras. Um ramo de alecrim deu o toque final na composição visual do prato. A carne de pato estava no ponto que gosto, bem rosada por dentro, com a pele do peito morena e crocante por fora. Tempero no ponto, harmonizando com o doce do molho. Quanto às frituras, a banana da terra estava ótima, assim como a couve, mas a cebola era insossa, sem sabor. Totalmente desnecessária no prato. Já o bolo de batata baroa assou além da conta, ficando um pouco duro. Se estivesse mais macio, talvez o sabor tivesse mais realce. Não pedi sobremesa.


peito de pato grelhado, acompanhado de banana da terra frtia cortada em rodelas, cebolas empanadas fritas, couve crocante e um bolo de batata baroa


Quanto paguei: R$ 82,00; valor individual.

A avaliação a seguir leva em consideração a experiência por mim vivenciada durante a minha visita ao restaurante, desde o momento da reserva (quando há), passando pela recepção, acomodação na mesa, atendimento, tempo de chegada dos pedidos, até o pagamento da conta. Esta avaliação varia de um a cinco asteriscos, representados pelo símbolo (*), podendo ter a variação de meio asterisco, representada pelo formato (1/2).

Minha avaliação: * * *. Não foi a primeira vez que fui. Quando estive por lá almoçando em outra oportunidade, não houve demora na chegada dos pratos à mesa, mas o restaurante estava vazio.

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário