Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DO COMEÇO AO FIM


Início de noite, decidimos ir ao cinema. Cine Bombril (Conjunto Nacional), próximo de nosso hotel. Lugar marcado, sala ampla e muito confortável. O filme é Do Começo Ao Fim, de Aluizio Abranches, produção brasileira de 2009. No elenco Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Jean Pierre Noher, Mausi Martínez, Louise Cardoso, Lucas Cotrim, Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos. História de amor entre dois irmãos filhos da mesma mãe e de pais diferentes. Dois temas fortes, ou seja, incesto e homossexualismo. O filme causou furor na internet no início deste ano, especialmente com as tórridas cenas de amor entre os dois protagonistas. Filmado no Rio de Janeiro e em Buenos Aires, a fita tem bela fotografia, um bom elenco, trilha sonora divina (André Abujamra), bonitas cenas de sexo, um par de protagonistas muito bonito (Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos), mas é totalmente inverossímel. Os dois temas são de difícil aceitação na sociedade. No filme, situado no fim do governo Collor e início dos anos 2000, tudo é lindo e maravilhoso. Não há nenhuma forma de preconceito retratada, muito antes pelo contrário. A mãe (Júlia Lemmertz) acha lindo, o pai e padastro (Fábio Assunção) dá a maior força, o professor de natação acha normal. Há furos no roteiro. Não há informação suficiente sobre quem é Rosa (Louise Cardoso). Da forma que entra no filme, ela sai. O diretor gastou muito tempo mostrando a infância dos meio irmãos. O grau de intimidade das crianças é assombroso e não há nenhuma reação da mãe para modificar isto. A maioria das personagens sai do filme ainda na metade da história, incluindo a mãe. A segunda metade mostra o dia a dia dos irmãos que passam a morar sozinhos na bela mansão onde cresceram juntos. As cenas mais bonitas estão reservadas para um tango em Buenos Aires. O filme passa uma ideia que a vida é cor de rosa, que tudo é permitido, enfim, que o amor entre dois homens é visto pela sociedade brasileira como normal. O diretor tinha um excelente tema nas mãos e o desperdiçou. Esperava mais. Não gostei.

4 comentários:

  1. Ainda não vi o filme e nem sei se verei, mas pelo que já vi no youtube esse filme realmente me parece uma parafrase do Starcrossed um curta americano que também está disponivel no youtube. apesar de o diretor já haver dito que nem conhecia o curta e que teve a ideia um ano antes do curta, as semelhanças são muito grandes e chega a reproduzir uma situação em que o irmao mais velho enfrenta o pai para proteger o mais novo. veja o curta
    Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=Zp2tAGtm8lY
    Parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=D1l5nEOomW8&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    Vou checar o curta no YouTube.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Leo, vi o filme. Meio a contra gosto mas a gente não faz só o que quer, né? :) O filme realmente é ruim. Vc tem razão nos pontos que elogiou, a não ser por incluir Fábio Assunção entre o elenco bom, he he he.

    A pior coisa pra mim é o roteiro e o diálogo que é quase monossilábico. O texto não flui, tudo é subentendido. Me pergunto se é subentendido porque era a intenção dos roteiristas ou se porque o diálogo foi mal feito mesmo.

    Bem, acho que a maior contribuição do filme é que enfim tivemos um filme gay brasileiro de verdade, onde os personagens se pegavam de verdade, sem nenhuma desculpa. Mas ainda acho que o cinema brasileiro tá devendo um filme bom.

    Abraço e Boas festas.

    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Pedro,

    Você tem razão. Valeu por ser um filme brasileiro, mas ainda não há um grande filme.

    Abraços e boas festas.

    ResponderExcluir