segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

GASTRONOMIA CARIOCA

Esplanada Grill (Rua Barão da Torre, 600, Ipanema) - especializado em carne, eleito pela revista Veja  Rio como o melhor restaurante na categoria no biênio 2009-2010. Éramos sete pessoas para o almoço do último dia do ano. Chegamos após três horas da tarde. Não havia mesa disponível para nos acomodar. Ficamos em mesinhas redondas, próprias para espera. Ali mesmo pedimos pasteis de queijo e bolinhos de bacalhau para saciar a fome. Também vieram pães de queijo recém assados. Achei o bolinho de bacalhau sem tempero, mas os pasteis e o pão de queijo estavam saborosos. Como as mesas não vagavam e o restaurante iria fechar às 16 horas, perguntaram se podiam arrumar as mesas pequenas onde estávamos para o nosso almoço. Achamos apertado, mas concordamos em adiantar os pedidos. Os cortes de carne tem aproximadamente 300 gramas, conforme informou o garçom. Pedi uma fraldinha ao ponto. Os acompanhamentos são escolhidos e cobrados à parte. Fizemos um pedido coletivo: arroz biro-biro, farofa e brócolis ao alho e óleo. Antes dos pratos serem servidos, nos acomodaram em mesas adequadas. Uma salada de folhas, tomates, cenoura e um molho de mostarda é servido antes das carnes, independente do pedido. Minha carne veio dura, reclamação que outros também fizeram na mesa. Além disto, o serviço do local não prima pela qualidade, deixando muito a desejar. Não sei se era por que estávamos no último dia do ano e o Rio de Janeiro fica totalmente parado neste dia a partir do meio da tarde, com todos pensando nas comemorações do reveillon. Tenho que voltar em um dia mais calmo para melhor avaliar o restaurante, porque desta vez não gostei.

Da Silva Leblon (Avenida Ataulfo de Paiva, 270 - subsolo - Rio Design Center - Leblon) - O primeiro dia do ano geralmente é dedicado à ressaca das festas da virada de ano. Comigo não foi diferente no sábado, dia 01º de janeiro. Acordei tarde e com vontade de ficar mais tempo na cama. Saímos bem tarde para almoçar. Decidimos não ir muito longe. Tinha de ser um restaurante que desse para irmos a pé. A escolha foi o gourmet center do Shopping Rio Design Center, o qual eu ainda não conhecia. Caminhada de pouco mais que vinte minutos. A maioria dos restaurantes do centro gastronômico do shopping fica no subsolo. Demos uma volta pelos outros andares, onde só os locais para alimentação estavam abertos. Continuando com o reconhecimento de área, fomos para o subsolo, onde a maioria dos restaurantes tinha bom público. Nosso escolha recaiu no Da Silva, especializado em cozinha portuguesa. Está localizado ao fundo. Como chegamos depois das 16 horas, perguntamos se o serviço de buffet ainda estava funcionando. Era feriado, assim, o serviço estava disponível até às 17 horas. Cada um pegou sua comanda individual. Éramos quatro. Escolhemos uma mesa onde era possível ver a posse da Presidente Dilma. A maioria das pessoas ali sentadas estavam atentas à transmissão da posse. O buffet tem várias opções da culinária portuguesa, mas não se limita a ela. Como era sábado, a indefectível feijoada era uma das opções. Também havia um arroz com galinha à cabidela, pastéis de queijo e carne, croquetes, saladas, peixe assado, arroz branco, couve, torresmo, laranja, entre outros pratos. Fiquei só no buffet de iguarias portuguesas, em local diferenciado, no centro do local onde ficavam os pratos. Experimentei dois tipos de bacalhau, o espiritual (desfiado e gratinado com creme de leite) e o da silva (desfiado com cebola, presunto cozido fatiado, ovos cozidos, salsa e batata palha). Também experimentei o famoso arroz de pato do Antiquarius, as lulas cozidas com creme de queijo gorgonzola e o pato cozido na cerveja. Ainda tinha como opção um arroz com frutos do mar e camarões cozidos no bafo, mas estes dois pratos não provei. Todos estavam sensacionais. É lógico que ainda frequentei o buffet de sobremesas, onde desprezei os doces brasileiros e fiquei só com os portugueses, aqueles feitos à base de ovos, como creme de ovos, todos muito gostosos e muito calóricos. Não consegui checar a informação, mas dizem que os cozinheiros já passaram pelo estrelado e famoso Antiquarius, motivo pelo qual a comida é realmente sensacional. Se for experimentar este retaurante, prepare o bolso, pois o quilo é bem caro, sejam pratos salgados ou doces. Custa R$ 72,00 o quilo. Os garçons são simpáticos e, se quiser, sua comanda pode ser fechada na mesa, sem necessidade de se dirigir ao caixa para pagar. Já conhecia a unidade do Da Silva no Sesc Ginástico, no Centro do Rio de Janeiro. Em ambos os casos, a comida é maravilhosa. Para quem não tem preconceitos em comer em restaurante com buffet a quilo, este deve ser um local a ser conhecido.

Garcia & Rodrigues (Avenida Ataulfo de Paiva, 1.251, Leblon) - O meu último dia no Rio de Janeiro foi chuvoso, embora com chuva fina, mas insistente. Acordei cedo, pois na noite anterior não tinha saído, ficando na internet, além de arrumar a mala. Para almoçar, escolhemos o Garcia & Rodrigues, muito frequentado por atores e atrizes globais. Já connhecia, mas Ric insistiu em ir lá. Nossos amigos concordaram. Fomos de táxi, corrida rápida e barata, menos de R$ 10,00. O local é um misto de padaria (já foi eleito o melhor pão da cidade), de café e de restaurante. A parte da frente, onde fica a padaria e o café, estava bem cheia, sem mesas disponíveis, mas nos fundos, onde está o restaurante, havia mesa vazia. Esperamos apenas o tempo para a arrumação de uma mesa para quatro pessoas. De cara, vimos o jornalista Renato Machado almoçando. Ainda vimos Virgínia Cavendish e Vera Holtz. Pedimos o couvert de entrada para experimentar os pães feitos na padaria do local. Vieram quentinhos e muito bons, acompanhados de manteiga, pasta de tomate seco e azeitonas pretas. Aceitamos a sugestão do chefe e pedimos uma salada de massa na forma de conchas com atum defumado e caviar. Apenas dois dividiram a salada. Achei o gosto forte, mas gostei. Como prato principal, pedi galinha d'angola com risone e shitake. Bem servido, a galinha estava tenra, muito saborosa. O risone com shitake dava um sabor diferenciado à carne da galinha. Com pratos tão bons até o momento, pedimos a sobremesa, um petit gateau com sorvete de baunilha. Era melhor não ter perdido. Sem graça. O forte do restaurante parece ser as opções salgadas. Finalizei a tarde com um café descafeinado. Voltamos a pé para Ipanema, com direito a chuva fina no caminho.

Gastronomia Rio de Janeiro (RJ)