Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RESTAURANT WEEK - EL PASO LATINO - ALMOÇO

Acontece em Brasília a primeira edição de 2011 do Restaurant Week no período de 17 a 30 de janeiro. Hoje fui almoçar no El Paso Latino (SLCS 404 - Bloco C - Loja 23 - Asa Sul). Apesar do sempre ótimo buffet no almoço, além das opções a la carte, preferi experimentar o menu elaborado especialmente para esta edição do festival. No Restaurant Week os restaurantes participantes preparam um menu com entrada, prato principal e sobremesa. O menu do El Paso Latino é:

Entrada - Ceviche Norteño: ceviche de tilápia com três pimentas peruanas. O prato não demorou a chegar à mesa e sua apresentação já enche os olhos de alegria. Em uma cumbuca branca os cubos de tilápia devidamente marinados no caldo de limão e temperos especiais estão acompanhados de milho peruano tostado, chip de banana e cebola. O peixe estava com sabor muito suave, leve, bem saboroso. O milho peruano é um caso à parte, pois gosto muito de seu sabor. Esta entrada já é motivo para experimentar o menu.

Prato principal - Pollo alla Huancaína: filé de frango grelhado ao molho de ají amarillo (uma pimenta típica peruana) e queijo, acompanhado de arroz branco e batatas cozidas, levemente tostadas. Tão logo terminei de comer a entrada, o garçom perguntou se podia servir este prato. Prontamente, veio à mesa a segunda parte do menu, em uma simples, mas bonita apresentação. O molho estava com sabor diferenciado, em perfeita harmonia entre o queijo e o ají amarillo, sem nenhum se sobrepor ao outro. Casou perfeitamente com o filé de frango grelhado. Como enfeite, um pedaço de ovo cozido acompanha o molho, lembrando-me de um delicioso prato típico do Peru, o Ají de Gallina, presente no cardápio do El Paso Latino. Aprovado este pollo alla huancaína.

Sobremesa - Crema volteada com lucuma: pudim de leite com calda de lúcuma, uma fruta peruana. Não estou comendo doce, motivo pelo qual não experimentei esta deliciosa combinação. Fiquei triste, pois sou um grande fã de lúcuma. Um amigo que me acompanhou no almoço gostou tanto que comeu a sobremesa dele e a minha. Creio que estava muito bom. A apresentação também é um caso à parte, sinal do esmero que o El Paso Latino e seu irmão mais velho, o El Paso Texas, tem com seus pratos.

O preço do menu é fixo para todos os restaurantes que participam do Restaurant Week. No caso do menu para o almoço, o preço é R$ 29,00, com bebidas, café e taxas à parte.

Uma mudança que achei para melhor em relação às outras edições é que ao invés de pedir ao garçom que coloque na conta um valor a mais para uma instituição de assistência social, no caso a Nosso Lar, um cofre vem à mesa, juntamente com a conta, e o cliente coloca a quantia que quiser. Recheei o cofre com algumas moedas, nenhum abaixo de R$ 0,50.

Um ponto negativo quanto à organização do festival é relativo ao libreto, pois nele consta apenas os dados dos restaurantes participantes, sem especificar o menu. A consulta deve ser feita no endereço eletrônico do festival. Seria muito mais prático e fácil se tal libreto, à disposição em todos os restaurantes participantes, tivesse a descrição de todos os menus.

Vou conferir outros menus durante os próximos dias. No caso do El Paso Latino, o acréscimo de público devido ao festival em nada atrapalhou o bom serviço da casa durante o meu almoço nesta quarta-feira. Recomendo.

Gastronomia Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário