Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

RESTAURANT WEEK - EL PASO TEXAS - ALMOÇO

Mais um dia tumultuado no serviço. Nunca trabalhei tanto em um mês de janeiro quanto neste ano de 2011. Ainda bem que saio sempre para almoçar, pois desta forma, descanso a cabeça pelo menos por uma hora e meia. Ainda com o festival Restaurant Week em cartaz nos restaurantes da cidade, fui conferir com minha nova chefe e mais dois colegas de trabalho o menu preparado para o almoço do El Paso Texas (SCLS 404 - Bloco C - Loja 23 - Asa Sul). Já expressei mais de uma vez aqui neste blog que gosto muito deste restaurante especializado na culinária mexicana, não só pela comida, mas também pelo ambiente e pelo excelente atendimento e serviço. O menu do festival está muito bom, com vários dos ingredientes presentes na famosa cozinha do México. Enquanto esperávamos o menu, a casa ofereceu nachos com salsa roja (molho de tomate com coentro levemente picante). Vamos ao menu:

01) Entrada: Ceviche tulum - ceviche de tilápia com tomate, cebola, abacate e pimenta dedo de moça. Esta entrada vem em uma cumbuca de porcelana branca, com bela apresentação. As cores dos ingredientes dão um colorido especial ao prato. Os pedaços de abacate amenizam a acidez do limão do caldo em que o peixe está envolvido. Ótima entrada.

02) Prato principal: Arrachera de pollo campesina - filé de frango grelhado com molho picante de tomate e milho cozido. Os acompanhamentos do prato são arroz mexicano, feijão refrito e guacamole. O feijão vem batido, como um tutu, mas sem farinha, dentro de uma massa crocante, parecida com um nacho. O picante do molho era leve e a combinação do tomate com o milho cozido com o filé grelhado de frango harmonizou bem. Mais um prato aprovado do festival.

03) Sobremesa: Tacos de cajeta e plátano - tortilha de trigo recheada de banana e doce de leite. Sem poder comer doces, não provei.

Mais um cardápio aprovado. Parabéns ao El Paso Texas que conseguiu dar uma personalidade ao filé de frango. Escrevo isto porque tenho lido em alguns blogs de gastronomia pessoas reclamando que a maioria dos restaurantes do festival optaram por colocar frango no menu, por ser um ingrediente mais barato. Talvez estas pessoas que fazem tais críticas não sabem o custo de um menu com três pratos como é a característica do Restaurant Week. Muitos acham que o restaurante simplesmente adere ao festival. Para quem não sabe, a empresa que promove este, e qualquer outro festival gastronômico, cobra uma taxa de adesão do restaurante, que não é barata. Quem adere se sujeita, obviamente, às regras do festival. No caso, garantir um menu com três pratos ao preço fixo de R$ 29,00. Será que os que reclamam querem comer, com este preço, carnes exóticas, como avestruz, rã, jacaré, ou itens sempre caros em supermercados ou delicatessens, como caviar, fava de baunilha, chocolate belga e afins? Doce ilusão... Parabéns a todos os restaurantes que aderiram ao festival e elaboraram pratos com ingredientes conhecidos e populares, dando personalidade a tais itens. Escrevendo este parágrafo, me lembrei do famoso festival Comida di Buteco em Belo Horizonte, minha querida cidade natal. Anualmente, ingredientes da culinária mineira, muito populares, são sugeridos como temas pelos promotores do evento para os bares participantes. Jiló, taioba, mandioca, costelinha de porco, entre outros, já foram as estrelas dos pratos. São populares, baratos, mas ganharam ares de alta gastronomia quando da elaboração dos pratos para o festival. Assim também pode acontecer com o frango, porque não?

Gastronomia Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário