Pesquisar este blog

sábado, 17 de novembro de 2018

NEW YORK - DIA 2 - B-DAY - NOITE



31/10/2018 - Noite especial. Dia de comemoração de meus 55 anos. Gosto de celebrar em bons restaurantes. Desta vez, ainda no Brasil, consultei a lista 2018 da The World's 50 Best Restaurants para escolher onde iria jantar. O escolhido foi o Cosme, que figura em 25º lugar na lista. Ele é comandado pelos chefs Enrique Olvera e Daniela Soto-Innes, que praticam uma cozinha contemporânea inspirada na culinária mexicana. A reserva foi feita em 02/10/2018, exatamente trinta dias antes, pelo site Open Table, que também tem App. Depois de reservado, por coincidência, encontro um amigo que havia estado no Cosme dois meses antes. Ele foi só elogios. Expectativa alta. Mesa para duas pessoas, eu e Gastón, às 19:45 horas. Fazia frio, mas nada de chuva. Consultei a melhor forma de ir do hotel até o restaurante. Táxi ou Uber era o menos aconselhável, pois o tempo médio indicado era de uma hora. O trânsito estava realmente ruim por causa das ruas interditadas para a Village Halloween Parade, evento anual que ocorre no West Village justamente na noite de 31 de outubro. Imaginamos que o metrô estaria bem cheio de gente indo para o desfile. Pelo Google, caminhando demoraria cerca de 30 minutos. Decidimos por ir a pé.

Descemos a 8th Ave até a 34th St, onde viramos à esquerda, vendo a iluminação especial do Empire State Building para aquele Halloween. Ele alternava duas iluminações. Em uma, ficava laranja e verde, e na outra, roxo e preto. Nesta segunda iluminação, ainda havia uma animação, com morcegos voando com a lua cheia ao fundo. Seguimos nossa caminhada até a Broadway, onde viramos à direita, direção Downtown. Descemos a avenida até a 21st St. Neste trajeto, vimos muita gente, a maioria jovem, fantasiada indo para o desfile. As fantasias eram alusivas ao Halloween, por isso, havia muita maquiagem de caveira, de abóbora, de vampiro, de palhaço chorando. Mas também havia fantasias que fugiam ao tema, como um homem que passou fantasiado de Barbie dentro da caixa. Era uma festa, mas não vi ninguém com latinhas de cerveja ou qualquer outra bebida alcóolica nas mãos, o que justifica a falta de alegria típica das festas de rua do Brasil. Passamos pelo belo Madison Square Park, onde paramos para apreciar a iluminação dos prédios que ficam em seu entorno, especialmente o Flatiron Building, que parece um navio singrando os mares quando visto de frente. Na 21st St viramos à esquerda e logo alcançamos o Cosme (35 East 21st St). Chegamos no horário exato de nossa reserva: 19:45 horas. Foi um belo jantar. Ficamos no restaurante até 21:10 horas, pagando em dinheiro a conta no valor de U$ 300, incluindo a gorjeta. Para ler nossa experiência no Cosme, acesse o blog Tenho Fome de Que (clique aqui).
Nosso destino ao sair era a Village Halloween Parade. Caminhamos em direção à 5th Ave, onde paramos na esquina para Gastón comprar um maço de cigarros por exorbitantes U$ 14,75. O desfile teria começado às 19:00 horas, e seu término estava previsto para acontecer às 21:00 horas na 6th Ave com 16th St. Estávamos perto. Descemos a 5th Ave, mas ao caminhar três quadras, percebemos que estávamos indo no contrafluxo de pessoas fantasiadas. Já era a dispersão do desfile. Centenas de pessoas fantasiadas subiam a avenida em clima de final de festa. Todos a buscar um transporte para voltar para casa.
Pensamos em pegar um táxi, mas o bloqueio de várias ruas e a multidão que queria o mesmo nos fez mudar de ideia. Subimos a 5th Ave de volta, com a ideia de ir tentando achar um táxi no caminho. Quando vimos, estávamos em frente ao Eataly NYC Flatiron (200 5th Ave). Eram 21:40 horas e ele funciona até às 23:00 horas. Resolvemos entrar para conferir os produtos italianos e seus preços. É um delírio para os amantes a gastronomia. A dor nas pernas foi dando sinal de que era necessário voltar para o hotel. Até tínhamos planejado fechar a noite de meu aniversário em uma balada, mas teve que ficar para outro dia. Voltamos a pé para o hotel, onde chegamos às 22:20 horas. Era cedo, mas o dia tinha sido intenso. Tinha que renovar forças para o dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário