Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

NEW YORK - DIA 3 - TARDE


01/11/2018 - Após o belo almoço no The Modern, era hora de caminhar a esmo pela 5th Ave. Primeiro fomos em direção ao Central Park, passando na frente das lojas de grife, de joalherias famosas, como a Tiffany, e lojas de departamentos chiques. Parávamos, víamos vitrines e seguíamos. Em frente à Trump Tower, muita segurança, muita gente tirando foto, outros protestando e jornalistas. Fomos adiante até chegar em frente à icônica loja da Apple que tem o cubo de vidro como entrada. Tudo em obra, incluindo o cubo, que estava em fase final de recolocação. Enquanto isso, a loja vem funcionando onde era a famosa loja de brinquedos Fao Schwarz. Resolvemos atravessar a rua, parando na Pulitzer Plaza, onde está a Pulitzer Fountain, que não estava funcionando, e o também famoso hotel The Plaza. Pausa para fotos e resolvemos voltar pela 5th Ave, desta vez em direção Downtown. Mais vitrines, mais lojas. Paramos na NBA Store (545 5th Ave). Passamos alguns minutos vendo roupas e artigos esportivos relacionados ao basquete, mas nada compramos. Seguimos descendo a avenida até chegar à New York Public Library (476 5th Ave). Nunca a tinha visitado. Acho o prédio bonito com aqueles dois imponentes leões guardando a entrada da biblioteca. Decidimos por entrar. A visita é gratuita. Passamos pelo controle de segurança, pegamos um folheto em português e outro em espanhol para ver os espaços onde poderíamos entrar. Confesso que fiquei decepcionado. Já visitei outras bibliotecas pelo Brasil e em outras cidades do mundo que são bem mais interessantes. Não sei se fizemos o caminho certo, se é melhor com visita guiada, o certo é que de estantes com livros vimos pouquíssimas. A decoração é austera, parecendo mais um mausoléu. A sala de leitura é interessante e havia muita gente. Foi onde vi livros e também conheci o sistema de empréstimo. O usuário consulta o livro que quer no site da biblioteca, vai até o balcão desta sala de leitura, fazendo o pedido para um funcionário. Depois esse livro, se for de livre empréstimo, é entregue para o usuário. Demos por visto. Ao sair da sala de estudos, há uma breve revista das mochilas para certificarem que ninguém está levando algum livro sem poder.
Na parte de trás da biblioteca está o Bryant Park. Era nosso novo destino. Quando entramos à direita na 40th St, lembrei-me de uma confeitaria francesa que havia estado em 2015 onde havia comido um doce gostoso. Era a Maison Kaiser (8 West 40th St). Antes de conhecer o parque, paramos nesta confeitaria/padaria para tomar algo refrescante. Desta vez a experiência não foi das melhores. Para detalhes, veja o blog Tenho Fome de Que, clicando aqui. Deixamos U$ 28,08 + U$ 1,92 de gorjeta.
Fomos para o parque. Foi só atravessar a rua para entrar. Como sempre, lotadíssimo. Como já estão em clima de inverno, o parque estava preparado para tal. Saiu aquele cenário de gente sentado no gramado tomando sol no verão para entrar um cenário com barracas cobertas, com climatização, vendendo de tudo, desde artesanato, artigos para fumar todos os tipos de cigarro, roupas de frio, gorros, luvas, até comida. No centro do parque, havia uma pista de patinação, que estava em manutenção. E nos quiosques de comida, muita gente, a maioria novaiorquinos, sentada curtindo a happy hour. Sentamos um pouco em uma das cadeiras livres do parque para apreciar o movimento, depois demos uma volta por todo ele, saindo pela 6th Ave com 40th St. Impressiona o prédio do Bank of China que fica na diagonal oposta de onde saímos, com uma arquitetura que privilegia o vidro e uma iluminação vermelha em cada andar. Bem interessante.
No caminho para o descanso de final de tarde no hotel, paramos novamente na Frame Gourmet Eatery (552 7th Ave) para comprar água. Compramos duas garrafas de 1,5 litro cada uma de água sem gás Fiji, pelas quais nos cobraram U$ 11, sem nos dar nenhum tipo de recibo. Os mesmos que nos atenderam na primeira vez em que lá estivemos. Um roubo que confirmaríamos mais adiante, quando achamos a mesma água bem mais barata.
Descanso no hotel de 17:30 horas até 19:30 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário