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quarta-feira, 14 de novembro de 2018

PREPARANDO A VIAGEM PARA NEW YORK - PARTE I



Gosto de passar meu aniversário fora da cidade onde moro. Sempre começo a planejar local e viagem no dia seguinte ao aniversário, que é dia 31 de outubro. Assim, em 01º de novembro de 2017, quando estava em Bogotá, Colômbia, decidi que os meus 55 anos seriam comemorados em New York.
As pesquisas de companhias aéreas, melhores horários de voos e hotéis já se iniciaram quando retornei ao Brasil, no final da primeira quinzena de novembro de 2017. A princípio, viagem a dois, eu e Gastón.
Primeiramente, decidimos quando seria a viagem e quanto tempo duraria. Seria no final de outubro de 2018, em torno de dez dias, somente em New York, para evitar correria de entrar e sair de hotel, aeroportos e estações de trem. Depois, com as milhas que eu tinha na Latam, a decisão foi por voar em alguma companhia da One World. Eu tinha 170.000 milhas. Imaginei que seriam suficientes para emissão de dois bilhetes aéreos, com saída de Belo Horizonte, em classe econômica. Qual não foi a minha surpresa, negativa, diga-se de passagem, que em todas as simulações que fazia, a quantidade mínima que era pedida por pessoa, ida e volta, eram 110.000 milhas. Mas como tenho experiências anteriores, comecei a entrar no site da Latam com frequência para pesquisar a emissão de voos com milhas para New York. Entre janeiro e março de 2018, devo ter feito mais de 40 consultas, com os valores chegando a 150.000 milhas por pessoa. Até que em 04 de março de 2018, a quantidade baixou para 65.000 milhas por pessoa, caso o voo de ida fosse no dia 29 de outubro e o de volta no dia 06 de novembro de 2018. Não tive dúvidas em emitir os dois bilhetes na hora, pagando R$ 481,62 de taxas de embarque. Tentei marcar assentos, pois tanto eu, quanto Gastón, gostamos de viajar em assento de corredor, mas não consegui. A emissão dos bilhetes foi confirmada por e-mail, com direito a duas malas de 23 quilos cada uma, cada passageiro, mas ainda sem assentos marcados. Foram estes os voos:
Dia 29/10/2018 - Latam JJ 3341, saindo de Confins (CNF) às 19:30 horas, chegando em Guarulhos (GRU) às 20:55 horas.
Dia 29/10/2018 - Latam JJ 8180, saindo de Guarulhos (GRU) às 23:20 horas, chegando no dia seguinte, 30/10/2018, em New York (JFK), às 08:10 horas.
Dia 06/11/2018 - Latam JJ 8181, saindo de New York (JFK) às 17:30 horas, chegando no dia seguinte, 07/11/2018, em Guarulhos às 06:25 horas.
Dia 07/11/2018 - Latam JJ 3344, saindo de Guarulhos (GRU) às 08:15 horas, chegando em Confins (CNF), às 09:25 horas.
Aproveitei o embalo para pesquisar hotéis através do Booking. Queria um hotel bem localizado, de preferência na região da Times Square, já que seria a primeira vez de Gastón em New York, ficando mais fácil o acesso ao metrô e aos principais pontos turísticos da cidade. Também teria que incluir o café da manhã na diária, algo essencial para mim, pois não gosto de ficar saindo para procurar lugar para comer. Tenho um ritual que sigo à risca: acordar, levantar, tomar café da manhã, ir ao banheiro, tomar banho, e só então, sair para aproveitar o dia. Fiquei bem umas quatro horas fazendo esta pesquisa, até que encontrei o Hilton Garden Inn New York Times Square South, hotel relativamente novo, com todas as características que procurava e ainda com cancelamento gratuito da reserva até dois dias antes do dia da chegada. Fiz a reserva de um quarto para duas pessoas, cama de casal, para o período de 30/10/2018 a 06/11/2018, ou seja, 7 diárias, com café da manhã incluído e wi-fi liberado em todos os ambientes do hotel. Valor: U$ 2.051 + 14,75% de imposto (U$ 302,52) + U$ 3,50 de imposto municipal por diária (U$ 24,50), o que totalizava U$ 2.378,02.
Com passagens aéreas e hotel garantidos, teria dez meses, tempo mais que suficiente, para fazer um bom planejamento de viagem, com um ótimo aproveitamento dos dias que estaríamos em New York. Neste período, li guias, revistas, blogs especializados, sites de turismo, guias gastronômicos, conversei com amigos que tinham viajado recentemente para lá. Enfim, foi um período pré-viagem que já me senti viajando. Na medida em que decidíamos algum local, colocava em uma planilha compartilhada por nós dois. Assim foi sendo construído o planejamento de nossa viagem. Nada de rigidez, mas apenas um norte para o que iríamos fazer.
Em 01/08/2018, recebi um e-mail da Latam comunicando alteração no horário do voo JJ 8181, no trecho JFK-GRU (06/11/2018), que passou para mais cedo do que o inicialmente previsto, de 17:30 horas para 16:35 horas, com alteração também no horário de chegada em Guarulhos, no dia 07/11/2018, de 06:25 horas para 05:30 horas. Era a adequação do voo ao horário de verão no Brasil e ao horário de inverno em New York, ambos com alteração para ocorrer em 04/11/2018. Concordei com as alterações, mesmo porque não havia outra possibilidade.
Gastón tinha um desejo de infância de assistir a um jogo de basquete da NBA em um ginásio. Pesquisamos, constatando que haveria um jogo no Madison Square Garden entre New York Knicks e Chicago Bulls no dia 05 de novembro de 2018. Os ingressos individuais para os jogos do Knicks na NBA começariam a ser vendidos no dia 25/08/2018, data em que compramos pelo site da TicketMaster duas entradas para ver este jogo, cujo valor total foi de U$ 212,40. Como o pagamento foi por cartão de crédito, houve o acréscimo de U$ 13,55 relativos ao IOF. Ingressos enviados por e-mail para impressão em casa.
Outra coisa que gosto de ter acertado previamente é o transfer do aeroporto para o hotel. Quando estive em New York em 2015, utilizei o serviço da Leco Tours e gostei. Assim, em 25/08/2018, solicitei para a mesma empresa um orçamento, via site, do transfer aeroporto-hotel (Manhattan)-aeroporto. A empresa é de brasileiros e todos os seus motoristas são brasileiros. A resposta veio por e-mail em 26/08/2018, com o orçamento solicitado. O trecho aeroporto-hotel ficava em U$ 110, dos quais U$ 10 são cobrados como taxa de estacionamento. O trecho hotel-aeroporto seriam U$ 100. Respondo de imediato, confirmando meu interesse, informo os dados de voos, datas, horários e endereço do hotel, além de perguntar a forma de pagamento. A Leco Tours confirmou o transfer por e-mail em 27/08/2018, dizendo que o pagamento seria em dinheiro diretamente com o motorista, ao final de cada trecho realizado. Também informaram um número de WhatsApp em caso de necessidade.

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