Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

EM TERRAS BAIANAS



Cheguei em Salvador nesta quarta-feira, 30/12/2009, onde vou me despedir de 2009 e ver nascer 2010, ano que promete. Aeroporto de Brasília lotadíssimo. Filas quilométricas nos guichês e totens de auto atendimento da TAM. Usei a posição do fidelidade vermelho. Fiquei vinte minutos na fila. Voo sai no horário e pousa em Salvador ao meio-dia, horário local, sem o nefasto horário de verão. Passarei o ano em hora certa! Motorista de táxi emburrado, carro fedorento, corrida cara do aeroporto ao Mercure Salvador Rio Vermelho, hotel onde já estavam meus amigos desde a última segunda-feira. No check in do hotel, mais um stress, o quarto reservado com antecedência não foi o que me entregaram as chaves. Reclamei de pronto e exigi falar com a responsável pelas reservas. Ela usou o bordão "relaxe, você está na Bahia". Mandei ela catar coquinho. Me deram o quarto correto, no andar que havia previamente solicitado. Para piorar, o cofre do apartamento estava sem bateria. Liguei direto para a responsável pela reserva, perguntando se era perseguição. Ela se desculpou pela enésima vez e disse que eu aguardasse dez minutos para trocar a bateria. Disse que conhecia bem os dez minutos de baiano. Ela riu. Saí para almoçar e na volta o cofre já funcionava. Táxi até o restaurante (R$22,00). Conheço o Yemanjá (Avenida Otávio Mangabeira, 4.655, Jardim Armação) há muitos anos e nunca me arrependo de comer lá. Desta vez a história se repetiu. Ótimo atendimento, descontraído, com baianas sempre sorridentes e prontas para esclarecer nossas dúvidas. Enquanto aguardávamos nossos pratos, chegam Vanessa da Mata e Márcio Vítor (vocalista do Psirico) para almoçar. Os dois, mais Ivete, embalarão meu reveillon. Acarajé de entrada, com um vatapá maravilhoso (acho o melhor vatapá da cidade). Porção à parte de caruru no ponto, comme il faut. Para completar a agradável e quente tarde, um ensopado de polvo acompanhado por duas garrafas de um vinho branco brasileiro. Sobremesa para aqueles que aguentavam. Café expresso. Dispensável. Conta para quatro: R$386,00. Novo táxi para o hotel (R$24,00). Motorista de bom papo e divertido.

2 comentários: