Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

VEGA SICILIA UNICO 1986


Ontem a Confraria Vinus Vivus se reuniu mais uma vez. Foi o nosso 40º encontro. Fechamos o ano com chave de ouro, com troca de presentes de amigo oculto e degustando quatro excelentes vinhos, todos considerados tops. Foram três franceses e um espanhol. Finalizamos com um belíssimo jantar. A ordem da degustação foi a seguinte:

Vinho 01 - Château Ausone 1994 - Première Grand Cru Classé - Saint-Emilon, França
Vinho 02 - Château Cheval Blanc 1985 - Première Grand Cru Classé - Saint-Emilon, França
Vinho 03 - Château Haut Brion 1986 - Première Grand Cru Classé - Pessac Léognan, Graves, França
Vinho 04 - Vega Sicilia Unico 1986 - Ribera del Duero, Espanha

Quando terminou a degustação, todos estavam extasiados. Partimos para o jantar em estado de graça e a iguaria preparada pela anfitriã não deixou por menos, surubim defumado com molho de dill, acompanhado por um "espaguete" de palmito pupunha na manteiga trufada. O peixe estava muito leve e o palmito divino. Um pinot grigio californiano harmonizou com o jantar.

Todos os anos, desde 2006, a última reunião do ano da Confraria Vinus Vivus é dedicada a vinhos top de linha. Pagamos ao longo dos 12 meses uma parcela para a compra destes maravilhosos vinhos. Já degustamos alguns ícones, tais como Château La Tour, Château Margaux, Barca Velha, Château Mouton-Rothschild, Château Cheval Blanc, Taitinger Brut Millésimé, Casanova di Neri, The Armagh, Château Lynch Bages, Protos, Far Niente. Todos excelentes, mas nenhum superou, na minha modesta opinião, o Vega Sicilia Unico que degustei nesta última reunião de 2009. Vinho redondo, suave, não agride a boca em momento algum. Perfeito. Vinho para apreciar meditando. Foi o melhor vinho que já experimentei na minha vida, com certeza. Que venham outros...


Nenhum comentário:

Postar um comentário