Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O PODEROSO CHEFÃO


Para passar a tarde da véspera de Natal e com tudo já encaminhado para a ceia da noite, assisti ao segundo lugar da lista da revista Bravo! 100 Filmes Essenciais. O Poderoso Chefão (The Godfather), de Francis Ford Coppola, produção americana de 1972 e ganhador do Oscar de melhor filme daquele ano. Com interpretação magistral de Marlon Brando (Don Corleone) e Al Pacino (Michael Corlone), conta a saga da família Corleone na condução de negócios escusos na Nova York das décadas de 40 e 50. Já tinha visto o filme em cinema na década de setenta e não lembrava absolutamente nada. Foi ótimo rever este grande filme de Coppola. A fotografia e a música são grandiosas, assim com as cenas de assassinatos. A reprodução de hábitos e costumes italianos também é primorosa, como nas duas cenas de casamentos. Gosto muito da cena do batismo e da renovação de compromisso de Michael Corleone renunciando à satã, ao mesmo tempo em que seus homens assassinam um monte de mafiosos. Sensacional. O bebê do batizado é Sofia Coppola. Vale também destacar a presença e grande interpretação de Robert Duvall (Tom Hagen), ainda com cabelo. Gostei muito e vou ver as duas continuações na sequência.

2 comentários:

  1. Do terceiro eu não gosto muito. E a Sofia Coppola aparece novamente, como filha do Michael Corleone. Mas adoro o Segundo. Vale a pena!
    Se soubesse que você não tinha esses DVDs na sua coleção, já teria te dado. E olha que ainda estou atrás de seu presente de aniversário que foi em outubro.
    Beijos,
    Kitty

    ResponderExcluir
  2. Kitty,

    Eu já tinha estes filmes há anos, mas nunca tinha assistido.

    Bjs.

    ResponderExcluir