Para passar a tarde da véspera de Natal e com tudo já encaminhado para a ceia da noite, assisti ao segundo lugar da lista da revista Bravo! 100 Filmes Essenciais. O Poderoso Chefão (The Godfather), de Francis Ford Coppola, produção americana de 1972 e ganhador do Oscar de melhor filme daquele ano. Com interpretação magistral de Marlon Brando (Don Corleone) e Al Pacino (Michael Corlone), conta a saga da família Corleone na condução de negócios escusos na Nova York das décadas de 40 e 50. Já tinha visto o filme em cinema na década de setenta e não lembrava absolutamente nada. Foi ótimo rever este grande filme de Coppola. A fotografia e a música são grandiosas, assim com as cenas de assassinatos. A reprodução de hábitos e costumes italianos também é primorosa, como nas duas cenas de casamentos. Gosto muito da cena do batismo e da renovação de compromisso de Michael Corleone renunciando à satã, ao mesmo tempo em que seus homens assassinam um monte de mafiosos. Sensacional. O bebê do batizado é Sofia Coppola. Vale também destacar a presença e grande interpretação de Robert Duvall (Tom Hagen), ainda com cabelo. Gostei muito e vou ver as duas continuações na sequência.
Do terceiro eu não gosto muito. E a Sofia Coppola aparece novamente, como filha do Michael Corleone. Mas adoro o Segundo. Vale a pena!
ResponderExcluirSe soubesse que você não tinha esses DVDs na sua coleção, já teria te dado. E olha que ainda estou atrás de seu presente de aniversário que foi em outubro.
Beijos,
Kitty
Kitty,
ResponderExcluirEu já tinha estes filmes há anos, mas nunca tinha assistido.
Bjs.