Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TERÇA DE MOLHO

Acordei com muitas dores nas costas. Ainda cálculos renais. Para piorar, um torcicolo. Fiquei em casa, não tinha condições de dirigir e trabalhar. Muito líquido, analgésicos e filmes, já que tinha que ficar quieto. Logicamente que voltei à lista da revista Bravo! Cem Filmes Essenciais. Vi os classificados em décimo primeiro e décimo lugares.

Décimo primeiro: Cantando na Chuva (Singin'In The Rain), produção americana de 1952, dirigida por Gene Kelly & Stanley Donen. Estrelado por Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O'Connor e Jean Hagen. Um musical de sucesso que nunca tinha visto antes. Confesso que tinha uma certa antipatia pelo filme. Hoje mudei minha opinião ao ver o filme por completo. É um ótimo musical com números memoráveis de sapateado. Além do mais, há tantas referências do mundo das artes, sobretudo vários gêneros de filmes, teatro, musicais da Broadway, balé, enfim, é uma declaração de amor às artes. Gostei muito.

Décimo: Rastros de Ódio (The Searchers), produção americana de 1956, dirigida por John Ford e estrelada pelo eterno machão das telas John Wayne. O filme tem belas imagens do deserto americano e das estepes geladas canadenses. Uma linda Natalie Wood tem pequena participação como Debbie, a mulher branca raptada quando criança pelos comanches e criada como uma pele vermelha. Não gosto do gênero faroeste e este filme não mudou minha posição, embora as imagens imortalizadas por John Ford sejam impactantes. John Wayne mostra apenas com o semblante o horror de um massacre cujas consequências não são mostradas. Hoje, já que há uma patrulha constante dos politicamente corretos, o filme seria tachado de racista, pois coloca o homem branco como raça superior e os indígenas como selvagens, brutos e rancorosos. Contraditoriamente, o rancor maior se incorpora na personagem Ethan, vivida por Wayne. Talvez seja a marca do mestre Ford, mostrando que o ódio é inerente ao ser humano, independentemente da origem de cada um. Vale a pena ver.

2 comentários:

  1. Noel,
    De uma tacada só, além de assistir dois clássicos, você viu dois gêneros hollywoodianos por excelência, musical e faroeste.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Não tinha me atentado para isto: dois gêneros hollywoodianos por excelência.

    Bjs.

    ResponderExcluir