Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

GUIA QUATRO RODAS

Há mais de duas décadas compro anualmente o Guia Quatro Rodas da Editora Abril. Ele sempre me foi útil na hora de viajar, especialmente para escolher restaurantes e atrações nas cidades para as quais viajo a trabalho ou a lazer. Neste final de semana, comprei a edição 2011 do guia. Sempre fiquei intrigado com a listagem de restaurantes que consta como indicação em cada cidade. É certo que não haveria como informar todos os restaurantes existentes nas cidades elencadas, mas o critério de escolha do guia deixa a desejar. Ficarei apenas com o exemplo de Brasília, onde moro. Na edição mais recente, houve uma novidade interessante: incluíram alguns locais que não são propriamente restaurantes, mas que são ótimas opções de lanches rápidos ou alguma coisa mais informal. Também incluíram um símbolo para indicar os locais que aparecem pela primeira vez no guia. No caso da capital do Brasil, algumas ausências são inexplicáveis. Cito quatro restaurantes consolidados na cidade, com alguns anos de vida agitada na gastronomia local e que não figuram como indicação no Guia Qautro Rodas: Oliver (Clube de Golf de Brasília), El Paso Texas e El Paso Latino (SCLS 404), e Nippon (SCLS 403). Todos os quatro restaurantes abrem tanto para almoço quanto para jantar, vivem cheios, tem ótima comida, bom atendimento, são bem decorados. O Oliver tem cardápio da cozinha internacional, fica em local agradável, com facilidade de estacionamento (fato raro em Brasília), boa relação custo X benefício, atrai executivos e políticos, tem uma famosa paella. O El Paso Texas e seu irmão mais novo, o El Paso Latino, estão sempre cheios, local apreciado por artistas que passam pela cidade, por pessoas do mundo da diplomacia (empregados das embaixadas localizadas na cidade), além de pessoas de todas as idades que apreciam um bom lugar para conversar, enquanto degustam as iguarias da culinária mexicana e latina, tem excelente serviço, comida gostosa, pratos bem montados (o prazer de comer já começa pela apresentação dos pratos), também tem uma ótima relação custo X benefício, o cardápio de comida peruana, incluindo o ceviche, do El Paso Latino é muito melhor do que o do Taypá (que foi indicado pelo guia como novidade nesta edição), além de ser muito bem localizado. O Nippon é antigo na cidade, concorridíssimo no almoço e no jantar, é bem decorado, respeita as tradições japonesas, a comida é ótima, bem localizado, preços bons, atendimento cordial. Enquanto estes quatro ficaram mais uma vez de fora do guia, temos a manutenção do restaurante Chão Nativo, um self-service comum, igual a milhares de outros na cidade, que não oferece nenhum diferencial. Realmente continuo sem entender a lógica do guia.

7 comentários:

  1. talvez o critério seja, quem paga o anúncio, leva... o guia é de anúncio, não é?

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    Eles dizem que não há nada pago nas informações e indicações. O guia não é de anúncio, mas sim um guia turístico do Brasil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Noel,
    Mudando do assunto do post, depois quando puder vá lá ver o blog da Leiloca - está hospedado no mesmo lugar do Aguinaldo Silva, é só abrir o dele e no menu á em cima clicar Todos os Blogs, que encontrará o dela.
    Tem uma postagem lá com o título Voto Consciente. Leia e depois leia os comentários. Vai me ver dizendo umas coisinhas para ela e ela me respondendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Mas se é um guia turístico do Brasil, seus empregados, ou melhor, aqueles que indicam os restaurantes de cada cidade não estão fazendo um serviço bem feito, concorda? Como esquecer do El Paso Texas e o Latino? Absurdo! Fica a indignação!

    ResponderExcluir
  5. Pek,

    Li seus comentários. Adorei. Ela foi grossa ao terminar a discussão contigo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Laerte,

    Realmente é de se indignar com esta omissão no guia. Vou enviar um e-mail para o editor-chefe da publicação. Vamos ver o que será respondido.

    Abraços.

    ResponderExcluir