Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MOVIMENTO SLOW

Ultimamente tenho lido muita coisa sobre o movimento slow. A filosofia é muito interessante, porém, no meu caso, de difícil aplicação no dia a dia, mas preciso tentar aplicá-la na minha vida. Estou com uma agenda complicada até o final deste ano, cheia de compromissos de trabalho dentro e fora do país. Preciso desacelerar. A acupuntura é uma grande aliada neste processo. Já faço aplicações semanais há dois meses. Já senti melhoras. A maior dificuldade é na hora da alimentação, pois acostumei a comer muito rápido, desde criança.  A vertente solw food exige uma maior interação com a alimentação, desde a concepção de seu preparo até a degustação. Melhor ainda se for com amigos em conversas prazerosas. Para 2011 já decidi eliminar o controle diário que faço de meus compromissos. É uma insanidade. Também não vou ficar me impondo metas, algo como ter que ler, no mínimo, tantos livros no ano. É outra insanidade. A leitura, assim como as demais formas de arte e lazer, deve ser algo natural, que dê prazer, não pode ser uma obrigação. O importante é ser feliz!

4 comentários:

  1. Isso mesmo, Noel.
    Tenho um amigo que parece nem dormir se não conseguir ver tudo.
    Passei há tempos dessa fase, inclusive com cinema, teatro e shows.
    A não ser com o cinema brasileiro, mas esse além de prazer é trabalho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Eu estava entrando nesta fase de seu amigo...

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que coincidencia. Ou sera mais uma evidencia! Eu tambem tenho refletido muito sobre isso. Tenho trabalhado demais, dormido pouco... e acabo fazendo coisas contra mim mesma. Tem sentido? As pessoas estao me cobrando no trabalho: onde anda aquela pessoa animada, alegre, entusiasmada, sempre pronta para um projeto novo, uma saida para um pub... Essa pessoa esta "gasta". Que palavra horrivel. Estou cansada.
    Mas quero ler um livro: "Prosperity without growth" de Tim Jackson. Ele assiste o governo britanico em sustentabilidade (sustainability) e defende a bandeira contra o crescimento economico para paises desenvolvidos, pois em sua opiniao, o consumismo que este gera eh extremamente danoso ao eco-sistema que sustenta a economia; e, o que pior, tem feito as pessoas mais infelizes.

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcia,

    Que bom ter você por aqui. Realmente estou a engajar nesta filosofia. Não é fácil, ainda mais para quem tem uma vida agitada como a minha, mas já estou dando os primeiros passos.
    Saudades...
    Bjs.

    ResponderExcluir