Estou participando do Clube da Análise Fílmica conduzido por Allisson Gutemberg. Entrei em novembro de 2021. Cheguei ao clube vendo uma publicação do perfil Cinema com Teoria (@cinema.com.teoria) no Instagram referente a uma aula gratuita sobre o filme O Gabinete do Dr. Caligari.
Gostei tanto que me inscrevi nas aulas de novembro. São quatro aulas com o tema "O Cinema de Jean-Luc Godard: A Fase da Nouvelle Vague". Para um esquenta antes de começar estas aulas, o que ocorreu em 04/11/2021, recebi um vídeo gravado sobre o filme Acossado. Depois de ver tal aula, resolvi rever o filme, do qual lembrava muito pouco, pois o vi em VHS na década de 1980 e nunca mais assisti.
Acossado (À Bout de Souffle), 1960, 90 minutos. P&B. Filme francês dirigido por Jean-Luc Goddard e estrelado por Jean-Paul Belmondo, que interpreta Michel Poiccard, e Jean Seberg, fazendo o papel de Patricia Franchini. Filme longa metragem de estreia do diretor.
Pelo filme, Godard ganhou os prêmios Urso de Prata em Berlim 1960, melhor filme no Prêmio da Crítica do Sindicato Francês de Críticos de Cinema 1961, Globo de Ouro Itália 1961 e Prêmio Jean Vigo 1960.
A trama: Michel é um golpista que se aproveita do círculo de amizades para conseguir dinheiro, incluindo as mulheres com quem dorme, não se importando nada com os eventuais danos que pode causar a tais pessoas. Com a ajuda de uma mulher, ele rouba um carro e segue para Paris para encontrar Patricia, com quem quer ir para Roma. Na estrada, ele é perseguido por dois policiais de moto e acaba matando um deles. A partir daí, ele é perseguido pela Polícia, com direito a foto estampada na capa dos jornais diários. Em Paris, encontra Patricia, uma jovem americana que estuda na cidade e tem chances de ser uma promissora jornalista, com quem tem um caso amoroso. Após um longo período no quarto de um hotel, cada um tem uma trilha em Paris, mas voltam a se encontrar, com uma mudança de postura de Patricia em relação a Michel. Não escrevo mais para não dar spoiler.
O roteiro era de Truffaut, que o vendeu para Godard, seu colega de Cahiers du Cinema. O roteiro era baseado em um fato real. Godard o alterou completamente, mantendo a característica do fato. O filme claramente tem três partes (olha o reflexo da aula aí!). A primeira e a terceira são mais movimentadas, com a perseguição policial, a maioria das cenas rodadas em externas e com um tom de reportagem. A parte do meio se passa inteiramente em um quarto de hotel, onde há um longo diálogo entre os dois protagonistas (poderia ser menor essa parte, pois torna-se um pouco cansativa).
Belmondo está excelente, imprimindo um ar cool para um personagem naturalmente idiota. Seberg esbanja juventude e beleza. A sua cena entrevistando um famoso no balcão de um hotel, onde ela o domina apenas com sua mirada é muito boa.
Época em que ter personagens fumantes era o ápice e o modo como Michel coloca o cigarro na boca, deixando-o meio caído de lado, seria copiado em vários filmes posteriores, até chegar a era do banimento do cigarro das cenas cinematográficas.
Vi no Telecine Play.
Nenhum comentário:
Postar um comentário