Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

A BANDEIRA QUE PASSA

   A BANDEIRA QUE PASSA


   Um dia azul, eu me aprontava para ver o desfile. Eu estava querendo ver a bandeira, que era de muitas cores.
   Meu pai me levou para ver o desfile; chegando lá eu vi muitas coisas, mas não me interessaram muito.
   Quando a bandeira passou:
   Papai, me carrega para eu ver minha amiga passar.
   Lá estava ela com uma cara de sorriso olhando para mim.
   Eu, lá de cima, acenava para ela.
   A amiga parou e ficou olhando para mim.
   E eu fazia a mesma coisa.
   E ela começou a andar.
   Desci depressa e corri atrás dela.
   Ela acenando para mim, dizia:
   - "No próximo desfile voltarei!"
   Voltei feliz para casa e fiz seus retratos, muito feliz!

Belo Horizonte, setembro de 1973

Quando tinha nove anos, o Grupo Escolar São Bento, onde estudava, pediu a todos os alunos que fizessem uma redação sobre o desfile do dia 7 de setembro. Fiz a que reproduzi acima, preservando os erros de pontuação e concordância. A professora gostou tanto que minha redação foi uma das escolhidas para integrar o livro anual da escola. Revirando caixas antigas, acabei de achar o livro, em edição bem tosca. Há outras redações minhas de 1973 no mesmo livro. Depois, transcreverei todas aqui.

Momento nostalgia!

4 comentários:

  1. Adorei, Noel,
    na minha época não era redação, mas composição.
    E você, com certeza, sempre fazia uma composição sobre as férias nas voltas às aulas, né?
    Afinal, era de praxe e todos nós fazíamos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pek,

    Com certeza tínhamos que escrever sobre as férias quando voltávamos às aulas. Também fiz composição, mas o livro tosco que eu falei tem o título de Redação.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Você já demonstrava talento! Adorei! Mas gostei mais de saber que você ainda tem o livro. Quero ver!
    Beijos
    Kitty

    ResponderExcluir